O método paleontológico
Quando um organismo morre, ele é decomposto por bactérias e fungos. Eventualmente será soterrado, compactado e transformado em um fóssil após milhares de anos. Os fósseis de animais e plantas do passado permitem que os geólogos determinem qual camada rochosa é a mais antiga, mesmo sem saber a idade da rocha em milhões de anos.
Princípio da Sucessão Faunística
O anatomista de vertebrados Georges Cuvier (1769-1832) verificou que os fósseis das camadas rochosas superiores se assemelhavam mais aos animais atuais enquanto que aqueles das camadas mais antigas pareciam ser mais primitivos. O agrimensor inglês William Smith (1769 - 1839) percebeu que as sucessões de fósseis se repetiam na mesma ordem, em diferentes regiões da Inglaterra. Assim, pode comparar formações rochosas distantes entre si de acordo com os tipos de fósseis existentes.
Fósseis-índice
Fósseis de seres vivos que existiram por pouco tempo, com relação à idade da Terra, fornecem uma datação mais precisa das rochas. Animais que viveram em uma ampla distribuição geográfica são ideais para este tipo de estudo e são denominados fósseis-índice de um período goelógico.
Trilobitas
Artrópodes marinhos, invertebrados com esqueleto calcário, como os crustáceos.
Era: Mesozóica
Períodos: Cambriano e Ordoviciano
Amonitas
Moluscos cefalópodes, parentes de lulas e polvos atuais.
Era: Mesozóica
Períodos: Jurássico e Cretáceo
Pão-de-Açúcar
Um dos monumentos naturais mais antigos do planeta. É um monólito de 396 m de altura de gnaisse facoidal, uma rocha metamórfica originária do granito. Estima-se que tenha sido formado há mais de 600 milhões de anos.
Princípio da Estratigrafia
Ordenação das rochas sedimentares no tempo
Princípio da Superposição
Em qualquer sucessão de camadas não perturbada, as camadas mais recentes estão situadas acima das mais antigas.
Principio das Relações de Intersecção
Uma Intrusa magmática ou falha deve ser mais jovem do que as rochas que foram “atravessadas”. A sequência de camadas (1) a (6) sofreu a intrusão de magma que levou à formação do conduto que originou o vulcão 1 e a lava A. 0 conduto foi posteriormente cortado pela falha F. Mais tarde, um novo conduto corta o anterior, originando o vulcão 2 e a lava B. A última estrutura observada é a falha G, pois corta as demais.
Princípio da Horizontalidade
Originalmentos sao depositados horizontalmente em camadas paralelas à superficie da Terra. Se as camadas estão inclinadas, estas foram alteradas após a formação da rocha.
Principio da Continuidade Lateral
As camadas depositadas estendem-se em todas as direções até que sua espessura chegue a zero.
As rochas são verdadeiros testemunhos da história do nosso planeta. A idade de uma rocha pode ser determinada por meio de datações absolutas ou relativas, as quais se baseiam na posição relativa entre as camadas rochosas da Urra. A estratigrafia é a ciência que estuda Os minerais e os fósseis presentes nas cansadas sedimentares e as ordena cronologicamente, indicando qual das cansadas é mais nova ou mais antiga que a outra. Segundo seus processos de formação, os geólogos classificam as rochas em três tipos: magmáticas, metamórficas ou sedimentares, também chamadas rochas estratificadas.
Perceber a variação claridade-escuridão causada pelo movimento diário do Sol faz parte do nosso cotidiano. Mas o que dizer das transformações provocadas no ambiente pelos fenômenos geológicos? Apesar de agirem continuamente sobre a crosta terrestre, são processos muito lentos e assim precisaríamos viver milhares de anos para perceber uma alteração significativa no relevo. A Geologia estuda a história da Terra por meio de registros deixados nos diversos tipos de rochas. Diferentes métodos foram empregados na tentativa de medir a idade do nosso planeta, que variou de pouco mais de 6 mil anos - no século XVII - a 4,56 bilhões de anos nos dias atuais.
Tentativas para medir a idade da Terra:
Registros bíblicos
Em 1654 o Arcebispo irlandês James Ussher (1581-1656) estudou as histórias de famílias biblicas para calcular quantas gerações existiram e somar as idades aproximadas de seus membros. Concluiu com espantosa precisão, que a Terra havia se formado na madrugada de 23 de outubro de 4004 aC, ou seja, teria cerca de 6 mil anos.
Tempo de resfriamento da Terra
Dois cientistas partiram da suposição que a Terra teria se originado de uma porção de matéria do Sol que se resfrio até alcançar a temperatura atual. Conhecendo o tempo de resfriamento seria possivel calcular a idade da Terra. George-Louis Leclerc (1707-1788), Conde de Buffon, geólogo e naturalista francês, aqueceu e mediu o tempo de resfriamento de uma série de bolas de ferro. Extrapolando o resultado para as dimensoes terrestres, concluiu que a Terra teria 75 mil anos.
Cerca de um século depois, William Thompson (1824-1907) mais conhecido como Lorde Kelvin, estudou a condutividade térmica de rochas e calculou a temperatura interna do planeta para estimar o tempo de resfriamento da Terra: entre 20 e 400 milhões de anos.
Estudo das rochas
A observação das paisagens e de marcas deixadas nas rochas por diversos processos geológicos levaram os cientistas escoceses James Hutton 1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875) argumentar que as forças naturais que hoje atuam no planeta agem muito devagar, e que estas sempre estiveram em ação. Assim, admitiam que a Terra deveria ser incalculavelmente antiga. lyell estimou a idade da Terra em dezenas de milhares de anos.