Facebook Twitter Youtube Instagram
Livros (Português)
A SOLUÇÃO POINCARÉ: EM BUSCA DA FORMA DO UNIVERSO
Donal O'Shea, 2007

Sinopse: Durante gerações, um problema centenário fascinou e desafiou as maiores mentes matemáticas de todo o mundo, até ser resolvido recentemente. Em um artigo publicado em 2002 na internet, um recluso matemático russo esboçou um argumento que, se válido, provaria uma das mais famosas, mais evasivas e mais belas conjecturas da matemática. Concebida em 1904 pelo francês Henri Poincaré, o matemático mais respeitado de sua época e um dos mais brilhantes de todos os tempos, essa ousada conjectura trata de nada menos que a forma potencial de nosso universo.
No fim do século XIX e início do XX, Henri Poincaré transformou a então nascente área da topologia – que estuda as propriedades das formas geométricas – num campo poderoso essencial a toda a matemática e física modernas. E nos legou um problema que trata de objetos fundamentais para a nossa compreensão de nós mesmos e do universo em que vivemos, e que se encontra no centro da topologia e da geometria. Em A SOLUÇÃO DE POINCARÉ, Donal O’Shea traça a trajetória do conhecimento da geometria desde os escribas da extinta Babilônia até os grandes nomes da matemática do nosso tempo que levaram à famosa proposição de Poincaré, e relata as tentativas competitivas de resolvê-la ao longo do último século.
Ao reconhecer a sua significância, em 2000, o Clay Mathematics Institute identificou a conjectura como um dos sete grandes problemas essenciais do novo milênio ainda sem solução e ofereceu um prêmio de um milhão de dólares para quem o resolvesse. Anos depois, o problema parece ter sido resolvido, e o matemático russo Grigory Perelman, que foge dos holofotes, sacudiu o mundo da matemática ao colocar a sua proposta de solução na internet, em vez de publicá-la numa publicação técnica. A solução sofreu anos de intenso escrutínio de várias equipes de matemáticos, e agora parece abrir novas áreas do universo matemático.
A SOLUÇÃO DE POINCARÉ conta a história das fascinantes personalidades, instituições e erudição por trás de séculos de matemática que conduziram à dramática prova de Perelman, e que, no processo, ampliaram a nossa compreensão de como opera o universo. De forma clara e acessível, o autor oferece uma visão memorável da busca coletiva de conhecimento sobre o universo neste livro instigante. | Comprar


PLANOLÂNDIA: UM ROMANCE DE MUITAS DIMENSÕES
Col. Clássicos Conrad | Edwin A. Abbott, 1992

Sinopse: Escrita em 1884, a história se passa em um universo bidimensional habitado por figuras geométricas. O narrador e protagonista é um quadrado, que apresenta ao leitor a organização social e política de seu país, onde o prestígio social relaciona-se ao número de lados e à regularidade destes. Assim, as camadas sociais variam de forma ascendente dos triângulos isósceles aos círculos, que constituem o topo da hierarquia. As mulheres - não por acaso - são apenas um segmento de reta que, quando visto por um planolandês, pode causar sérios acidentes, como perfurar um transeunte distraído. Mas todo esse universo é abalado com a visita inusitada de uma esfera, que chega a Planolândia para anunciar a "boa nova": a existência de um mundo tridimensional. | Comprar


Livros (Inglês)
SHAPE OF SPACE
Jeffrey R. Weeks, 2001

| Comprar


THE POINCARE CONJECTURE: IN SEARCH OF THE SHAPE OF THE UNIVERSE
Donal O'Shea, 2007

| Comprar


FLATLAND: A ROMANCE OF MANY DIMENSIONS
Edwin A. Abbott, 1992

| Comprar