Siga no Twitter!

Seja fã, no Facebook!

Inscreva-se no Canal!

O FABRICANTE


Durante a segunda metade do século XIX, somente os melhores fabricantes europeus e americanos eram capazes de produzir os instrumentos de alta precisão necessários para medições em metrologia, geodésia e astronomia. Entre os fabricantes franceses destaca-se Paul Ferdinand Gautier (1842-1909), que na segunda metade do século XIX juntamente com a família Brunner tornaram-se os representantes mais importantes da indústria francesa de precisão.

Gautier, pela sua habilidade e capacidade, foi o responsável pela construção da maioria dos instrumentos que foram utilizados por observatórios do mundo inteiro durante o projeto “Carte du Ciél” (Carta do Céu). Detalhes desse projeto podem ser vistos na exposição apresentada no pavilhão da luneta equatorial de 21cm, aqui nesse campus.

A brilhante carreira desse emérito fabricante terminou, no entanto, com uma falha de projeto. Ao construir o maior telescópio refrator na época, para ser exibido na Grande Exposição Universal de Paris, em 1900, Gautier sofreu um desastre financeiro que o arruinou, pois o instrumento não funcionou adequadamente.

Nesse painel, podem ser vistas algumas imagens de observatórios espalhados pelo mundo, onde foram instalados instrumentos semelhantes ao que foi restaurado nesse projeto.