Facebook Twitter Youtube

Restauração de instrumentos Científicos Históricos


Coordenador: Marcus Granato

Resumo

O projeto tem como objetivo geral realizar pesquisas para a realização de procedimentos integrais de restauração de objetos de Ciência e Tecnologia da coleção do Mast. A restauração de instrumentos científicos é uma prática recente, onde falta uma tradição bem estabelecida. Tem sido realizada mais freqüentemente prestando atenção nos aspectos técnicos do que no valor histórico dos instrumentos. A literatura mundial sobre o assunto é pobre e os poucos tratados existentes ajudam simplesmente a reparar instrumentos.

A restauração de um aparelho científico determina, independentemente do trabalho prático propriamente dito, um estudo no qual procuramos saber sua função, fabricante, em que época, para que uso etc, ou seja, obter o máximo de informações relacionadas. A base do trabalho consiste em realizar uma pesquisa bibliográfica através do estudo de documentos relacionados ao objeto. Designamos assim, sob esse nome, o conjunto de pesquisas realizadas para determinar, com a máxima precisão, em relação a um objeto determinado: sua função, seu princípio, seu fabricante, sua história.

O desenvolvimento de pesquisas sobre metodologias de restauração de instrumentos científicos históricos se enquadra na linha de pesquisa “Teorias e princípios da organização e conservação de acervos”, inserida no Grupo de Pesquisa em Preservação de Acervos Culturais, sediado no MAST e liderado pelo supervisor deste projeto.

A existência no MAST do Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos - LAMET possibilita a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos estudos que são aqui propostos e que irão preencher um vazio científico no país, já que não são desenvolvidos estudos nessa temática em qualquer grupo de pesquisa brasileiro.

As atividades previstas no projeto de pesquisa estão apresentadas, a seguir, de forma sucinta: Levantamento Bibliográfico; Seleção de instrumento científico da coleção para avaliação sobre possibilidade de restauração; Levantamento de fontes primárias sobre o assunto; Caracterização do objeto selecionado; Diagnóstico de conservação; Restauração propriamente dita.

Equipe

Marcus Granato (coordenador/MAST); Paolo Brenni (Fondazione Scienza e Tecnica); Claudia Penha dos Santos (pesquisadora/MAST), Otávio da Fonseca Martins Gomes (CETEM/MCTI); Ricardo de Oliveira Dias (técnico de conservação/MAST); Wellington Ricardo Ribeiro Pessanha (técnico).

Parcerias

Centro de Tecnologia Mineral - CETEM/ MCTI, Fondazione Scienza e Tecnica (Florença, Itália)