Facebook Twitter Youtube

Metodologias de conservação de objetos arqueológicos metálicos


Coordenador: Marcus Granato

Resumo
O projeto tem como objetivo geral realizar pesquisas para o desenvolvimento de metodologias de conservação e caracterização de acervos metálicos arqueológicos, de forma a contribuir para sua melhor preservação e conhecimento. Para isso, pretende-se fixar um recém doutor com características específicas que são exigidas pela pesquisa a ser desenvolvida.

A preservação do patrimônio arqueológico metálico de forma científica é um campo ainda inédito no Brasil, devido à especificidade do assunto, por requerer conhecimentos interdisciplinares, tanto da área da arqueologia, como da museologia e da metalurgia, o que acaba dificultando a realização desses trabalhos. Assim, desenvolver pesquisas que determinem a implantação e a divulgação de procedimentos de conservação adequados para esse tipo de artefatos é urgente. As coleções de objetos arqueológicos fazem parte do patrimônio cultural relacionado à ciência e tecnologia, desde que são itens constituintes e necessários para as pesquisas científicas que são realizadas no âmbito da Arqueologia.

O desenvolvimento de pesquisas sobre metodologias de conservação desse tipo de objetos se enquadra na linha de pesquisa "Teorias e princípios da organização e conservação de acervos", inserida no Grupo de Pesquisa em Preservação de Acervos Culturais, sediado no MAST e liderado pelo supervisor deste projeto de pós-doutorado.

A existência no MAST do Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos - LAMET possibilita a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos estudos que são aqui propostos e que irão preencher um vazio científico no país, já que não são desenvolvidos estudos nessa temática em qualquer grupo de pesquisa brasileiro.

As atividades previstas no projeto de pesquisa estão apresentadas, a seguir, de forma sucinta: Levantamento Bibliográfico, Ampliação da Fundamentação Teórico-Metodológica, Seleção de objetos arqueológicos metálicos em acervos brasileiros (atividade de campo), Caracterização dos objetos selecionados, Implantação de Metodologias de Conservação no LAMET, Atividade de Ensino e Divulgação.

Equipe
Marcus Granato (coordenador); Guadalupe do Nascimento Campos (MAST); Guillermo Solórzano (PUC-Rio); Ondemar Dias (IAB); Virginia Costa (Institut des Recherches Archeologiques); Ricardo de Oliveira Dias (MAST)

Parcerias
Centro de Tecnologia Mineral - CETEM/ MCTI, Escola de Engenharia Metalúrgica - PUC-Rio, Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB, Instituto do Patrimonio Cultural de España - IPCE

Financiamento
FAPERJ (bolsa pós-doc), CNPq (edital universal)