Arquivos Pessoais
Susana Lehrer de Souza Barros
Susana Lehrer de Souza Barros, nasceu em 2 de fevereiro de 1929, na cidade de Santa Fé na Argentina, a aproximadamente 450 km de distância de Buenos Aires, cidade para onde se mudou e cresceu até se formar em Física pela Universidade de Buenos Aires em 1952.
Em 1953, aos 24 anos, recebeu um convite para estagiar na Universidade de São Paulo (USP), onde iniciou seus estudos sobre radiação cósmica com o físico austríaco Kurt Sitte. Permaneceu trabalhando com o grupo de pesquisa por dois anos, quando, para realizar observações de raios cósmicos, viajou ao Laboratório de Chacaltaya, situado a 5.000 metros de altitude, nas proximidades da cidade de La Paz na Bolívia.
Foi nesse período que conheceu seu marido, Fernando de Souza Barros, com quem viajou mais tarde para a Inglaterra para a realização de pós-graduação, dando continuidade ao estudo experimental de partículas elementares no acelerador de Liverpool, onde concluiu sua tese sobre o decaimento radioativo do méson pi, pela Universidade de Manchester em 1960. Na Inglaterra, Susana teve seu filho Nicolas de Souza Barros, violonista e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em 1956.
Em 1964, o casal Souza Barros se mudou para a cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, onde Susana atuou como professora e pesquisadora, mudando seu campo de pesquisa para a área de magnetismo em baixas temperaturas. Em 1970, regressou ao Brasil, tendo sido professora na Universidade de Brasília (UnB), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e, a partir de 1976, no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF-UFRJ), onde se aposentou em 1998 e continuou trabalhando como professora especial até seu falecimento em 24 de outubro de 2011.
Susana foi uma das pioneiras da pesquisa em Ensino de Física no Brasil, contribuindo de forma ímpar para sua consolidação no país desde a sua participação no III Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em 1976. Seu interesse pela educação científica tem origem em sua atuação em projetos para alunos de minorias raciais nos Estados Unidos, ainda na década de 1960, onde atuou no Programa Upward Bound do Departamento de Educação americano, quando, a partir de então, cada vez mais se afastou da área de Física para se dedicar ao seu ensino.
Ao longo de sua vida se dedicou à melhoria do ensino de física no país, sobretudo às problemáticas do ensino de física universitário e da formação do professor de física. Sob influência de referenciais piagetianos, conduziu estudos com crianças sobre concepções alternativas (ou espontâneas) de conceitos físicos. Atenta às inovações e pioneira na discussão sobre uso de tecnologias no ensino, nunca deixou de valorizar o papel do professor da escola básica, tendo realizado vários projetos voltados tanto para formação docente como para estratégias de ensino-aprendizagem, em especial o Projeto Fundão pela melhoria do ensino de física.

DADOS DO ARQUIVO
Descrição: documentos sobre ensino de Física e a participação da titular em eventos da área.
Datas limite: 1967 - 2010
Número de documentos: 175
Documentos textuais: 0,26 metro linear
Documentos impressos: 14
Documentos iconográficos: 8
Situação do arquivo: organizado e disponível para consulta, inventário em elaboração.

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