Consulta do Acervo
O acervo arquivístico do Arquivo de História da Ciência é formado por arquivos pessoais de cientistas, coleções de documentos e arquivos institucionais sob a guarda do MAST. Os arquivos já organizados têm suas informações disponibilizadas na base de dados Zenith (descrição dos conjuntos documentais que compõem os arquivos).

Os documentos podem ser consultados na Sala de Consulta, presencialmente, ou através da Base de Dados Zenith, disponível para consulta online, no caso dos arquivos já digitalizados.

O horário de funcionamento da Sala de Consulta:
- de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 13h às 17h, mediante agendamento prévio, através do telefone 3514-5276;
ou pelo email arquivo@mast.br.

REGRAS DA SALA DE CONSULTA

Na Sala de Consulta não é permitido:
- comer, beber, fumar
- falar em voz alta
- usar telefone celular
- portar bolsas, mochilas etc., que deverão ser acondicionados no guarda-volume na sala de entrada
- utilizar canetas, apenas lápis.

Regras para consulta aos documentos:
- manusear os documentos com luvas
- manusear o documento com cuidado
- não virar páginas umedecendo os dedos
- virar as páginas com cuidado no manuseio, para evitar dobras no papel
- não apoiar-se sobre os documentos
- não escrever usando o documento como base
- não marcar documentos com dobras, clipes etc.
- manter os documentos completamente apoiados em cima da mesa
- ao fim da pesquisa deixar o documento sobre a mesa



Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, 586 | São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5232 | mast@mast.br

Funcionamento: Segunda a Sexta de 9h às 17h | Telefone: 21 3514 5200 - Ramal 5335 | Email: arquivo@mast.br
Arte e Programação: Rodrigo Alonso, Camilla Pacheco, Vitor Dulfe e Vera Pinheiro