Arquivos Institucionais
CNPq
Além do financiamento da pesquisa, diretamente aos pesquisadores sob a forma de bolsas e auxílios, ou para as instituições científicas e universidades, o CNPq foi responsável pela criação e manutenção de vários institutos de pesquisa. Em 1964, o CNPq teve seu estatuto alterado para incorporar a formulação da política científica e tecnológica nacional, em conjunto com outras instituições do país. Em 1972, passou a ser o órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, cujo objetivo era consolidar programas e projetos, como incentivar a pesquisa em empresas.
Dois anos depois, o nome da instituição foi alterado para Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, permanecendo a mesma sigla e vínculo com a Secretaria de Planejamento. Aos poucos, todas as atividades foram transferidas da cidade do Rio de Janeiro para Brasília e, desde 1986, o CNPq está subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, atualmente MCTI.
DADOS DO ARQUIVO
Descrição: atas e anais das reuniões do Conselho Deliberativo do CNPq; documentos sobre a política e a gestão de ciência e tecnologia, os institutos de pesquisa ligados aos CNPq, programas, projetos e concessão de bolsas e auxílios, e processos administrativos.
Datas limite: 1934 a 1986
Número de documentos:
Documentos textuais: 38706
Documentos iconográficos: 985
Documentos impressos: 468
Situação do arquivo: organizado e disponível para consulta, inventário publicado.
CFE
DADOS DO ARQUIVO
Descrição: registros de expedições científicas no interior do Brasil, para pesquisa nas áreas de ciências naturais, antropologia e arqueologia; destaque para as expedições de Lévi-Strauss e Curt Ninmendaju.
Datas limite: 1933 a 1968
Número de documentos:
Documentos textuais: 10723
Documentos iconográficos: 257
Documentos impressos: 22
Situação do arquivo: organizado e disponível pra consulta, inventário publicado.
Clique aqui para acessar o inventário.
Outras Instituições:
Coleção Energia Nuclear
MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
SAMAST - Sociedade dos Amigos do Museu de Astronomia
ON - Observatório Nacional
A instituição inicialmente instalada em um dos torreões da Escola Militar, foi transferida para o antigo colégio dos jesuítas no morro do Castelo em decorrência da inadequação do prédio e do terreno. Passou então a fazer previsões meteorológicas e a fornecer a hora aos navios fundeados na Baía da Guanabara. As atividades de pesquisa eram ocasionais, restringindo-se às observações de eclipses, como os ocorridos em 1858, 1865 e 1868.
A partir de 1870 e na gestão do astrônomo francês Emmanuel Liais, a pesquisa tornou-se uma atividade regular. Na década seguinte, foi lançado o primeiro volume dos Annaes do Imperial Observatório do Rio de Janeiro. O Observatório também se dedicava a formação de recursos humanos e colaborava nos trabalhos para a determinação dos limites territoriais do país. Com a Proclamação da República, a instituição passou a ser denominada Observatório Nacional e, em 1909, na gestão de Henrique Morize, passou a ser parte da Divisão de Meteorologia e Astronomia do Ministério da Agricultura. Em 1921, foi transferido para a nova sede no morro de São Januário, em São Cristóvao.
Nos anos de 1950, sob a direção de Lélio Gama, eram desenvolvidas pesquisas em latitude, longitude, geomagnetismo, gravimetria e sismologia. Após o eclipse de Bagé (RS), em 1966, teve início intensa colaboração científica entre instituições brasileiras e foi decidida a construção do Observatório Astrofísico Brasileiro, em Brasópolis (MG), hoje, Laboratório Nacional de Astrofísica. Ambos, são vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
DADOS DO ARQUIVO
Descrição: documentos administrativos e técnicos sobre as atividades desenvolvidas na instituição.
Datas limite: 1878 a 1985
Número de documentos:
Documentos textuais: 124,80 metros lineares
Documentos iconográficos: 1166
Documentos impressos: 140
Situação do arquivo: não organizado, consulta restrita.
ABA - Associação Brasileira de Astronomia
Funcionou no Observatório Nacional (RJ) até ser extinta no final da década de 1960.
DADOS DO ARQUIVO
Descrição: documentos sobre a instituição, dentre os quais correspondência, trabalhos, formulários e balanços.
Datas limite: 1955 a 1969
Número de documentos:
Documentos textuais: 1103
Documentos iconográficos: 21
Documentos impressos: 2
Situação do arquivo: organizado e disponível para consulta.
Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, 586 | São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5232 | mast@mast.br
Funcionamento: Segunda a Sexta de 9h às 17h | Telefone: 21 3514 5200 - Ramal 5335 | Email: biblioteca@mast.br
Arte e Programação: Rodrigo Alonso, Camilla Pacheco, Vitor Dulfe e Vera Pinheiro