Arquivos Pessoais
Maurice Bazin
Maurice Jacques Bazin nasceu em Paris, em 1934 e faleceu no Rio de Janeiro, em 25 de Outubro de 2009.
Maurice Bazin formou-se em Física pela École Polytechnique de Paris, alcançando posteriormente os títulos de Ph.D. em física nuclear experimental de altas energias, pela Stanford University, em 1962, Docteur en Sciences pela Université de Paris, França, 1975, e Honorary Doctor of the University pela Open University da Inglaterra, em 1993. Bazin lecionou, entre outras instituições, na Universidade de Évora/Portugal, na Universidade de Lisboa, na Princeton e Rutgers/Estados Unidos, na UNICAMP/São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Além do trabalho nas universidades, coordenou cursos e oficinas de treinamento para professores de Ciências na África (Angola, e Guiné Bissau) e para professores e operários no Chile durante o governo de Salvador Allende (1970/73). Nos anos 70 e 80 cooperou ainda nas revistas Science for the People e Nature, nesta última como corresponDente em Portugal e no Brasil.
Trabalhou em vários países e acabou por fixar residência no Brasil a partir de 1979, sempre atuando com base em sua tese de que a ciência deve ser ensinada de forma não elitista e que deve estar acessível a todos. Foi professor da UNICAMP e do Departamento de Física da Universidade Católica do Rio de Janeiro, colaborando intensamente com o Professor Pierre Lucie, dedicando-se à melhoria do sistema de ensino de física básica. Foi pioneiro na divulgação científica e na formação de professores de ciências. Na década de 1980, participou ativamente na fundação do primeiro museu interativo de ciências do Rio de Janeiro, o Espaço Ciência Viva. De volta aos Estados Unidos na década de 1990, dividiu seu tempo entre o Teacher Institute do Exploratorium, em São Francisco, e as Oficinas Comunitárias de Ciência na Califórnia e no Brasil, onde organizou treinamentos de professores de ciências e participou da revista Ciência Hoje das Crianças. Nesse período foi também membro da Comissão Científica do Pavilhão dos Conhecimentos - Centro Ciência Viva de Lisboa, Portugal.
Depois de se aposentar como professor, mudou-se para Florianópolis, onde, entre outras atividades, trabalhou no Grupo de Percepção da Casa da Colina, promovendo oficinas de ciências para jovens, crianças e professores. Colaborou também com o jornal A Noticia de Santa Catarina e no jornal da comunidade do Campeche, onde foi também diretor de educação e cultura da Associação dos Moradores (AMOCAM). Ainda em Florianópolis, foi membro do Instituto de Política Linguística (IPOL), onde assessorou o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município. Maurice também participou da formação de professores indígenas, como assessor do Instituto Socioambiental (ISA), da Operação Amazônia Nativa (OPAN) e do Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI), onde assessorou os povos indígenas do Alto Rio Negro no reencontro de suas etnomatemáticas.
Em 2007, voltou a residir no Rio de Janeiro e retomou uma colaboração ativa com o Espaço Ciência Viva, além de assessorar professores de Física no Instituto Nacional de Surdos e Mudos.
Em seu trabalho, Bazin empregou técnicas pedagógicas e vivências para fazer com que os participantes das oficinas descobrissem como percebem o mundo físico e como ele funciona ao nosso redor. Com essa percepção, Maurice possibilitou uma forma de aprendizado no qual o conhecimento fica mais próximo do cotidiano e, portanto, mais acessível ao cidadão comum. Além da formação de professores e da criação de novas metodologias e formas de ensino de ciências no Brasil, Maurice contribuiu, com seu trabalho, para a democratização do acesso ao conhecimento e para a popularização da ciência.

DADOS DO ARQUIVO
Situação do arquivo: em fase de avaliação documental, não estando organizado, portanto ainda não aberto para consulta. Mais informações junto ao Arquivo de História da Ciência (arquivo@mast.br).

Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, 586 | São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5232 | mast@mast.br

Funcionamento: Segunda a Sexta de 9h às 17h | Telefone: 21 3514 5200 - Ramal 5335 | Email: biblioteca@mast.br
Arte e Programação: Rodrigo Alonso, Camilla Pacheco, Vitor Dulfe e Vera Pinheiro