Arquivos Pessoais
Estela Kaufman
Nascida a 22 de julho de 1933 no Rio de Janeiro, Estela Kaufman Fainguelernt (doravante EK) graduou-se em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1955), onde teve a oportunidade de ser aluna de alguns dos mais renomados professores de matemática da universidade e do país, tais como José Abdelhay e Leopoldo Nachbin, na cadeira de Álgebra, Joaquim da Costa Ribeiro, em Física, e em Geometria Moema Sá Carvalho e Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. Posteriormente cursou o Mestrado em Matemática pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), da UFRJ, na área de sociedade e tecnologia ligada ao Departamento de Sistemas de Informações, onde obteve o título em 1981, com a dissertação intitulada "Um Modelo Matemático para o Estudo das dificuldades apresentadas pelos alunos do 2º grau na Resolução de Sistemas Lineares". O Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação também foi realizado na COPPE/UFRJ, onde EK obteve o título com a tese "Representação do Conhecimento Geométrico através da Informática", defendida em 1996.
No início da carreira de docente trabalhou em diversas escolas públicas e privadas. Paralelamente, Estela continuou a investir em sua formação matemática, participando de cursos promovidos pelo Serviço de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Médio (SADEM) e, em 1972 e 1973, de especializações em diversas disciplinas no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA): Análise, Álgebra Linear, Equações Diferenciais e Variáveis Complexas. Possivelmente esta procura tenha vindo em resposta às necessidades do início de sua carreira no ensino superior em 1971, como professora-assistente nas cadeiras "Introdução a Topologia" e "Introdução ao Estudo das funções de Variável Complexa", na então Associação Universitária Santa Úrsula, que posteriormente veio a tornar-se Universidade Santa Úrsula (USU), que hoje já não existe.
Nos mais de trinta anos de trabalho na USU, EK desenvolveu diversos projetos de pesquisas ligadas à Educação Matemática. Foi coordenadora do curso de licenciatura em Matemática e lá compôs a Comissão de Reformulação dos Currículos de Licenciatura do curso (1985/86), além de ser coordenadora do Mestrado.
Estela Kaufmann lecionou, por cerca de 10 anos, no curso de Matemática da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Nessa instituição também veio a ocupar a coordenação do curso. No período de 2000 até 2004 trabalhou no Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE), ministrando na graduação as disciplinas Matemática I e II no curso de Markentig. Em 2010 e 2011, lecionou no Centro Educacional Serra dos Órgãos (UNIFESO), em Teresópolis, no interior do Rio de Janeiro, no curso de Licenciatura em Matemática, matérias como Análise Matemática, Álgebra Linear e Geometria. A partir de 2002 passou a lecionar na Universidade Severino Sombra (USS).
Foi ainda uma das sócias fundadoras da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), criada em janeiro de 1988, e foi diretora da Regional do Rio de Janeiro (SBEM-RJ) no período em que este estado sediou o VII Encontro Nacional de Educação Matemática (2001).
Desde a segunda metade dos anos 80 fez parte no grupo de trabalho para estudar e planejar o programa para o vestibular do Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio (CESGRANRIO), instituição que na época gerenciava a seleção unificada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (UFRJ/UERJ/CEFET/ENCE), onde também atuou como avaliadora na correção das provas discursivas de matemática. Posteriormente, também foi avaliadora na correção de provas do vestibular isolado da UFRJ. Nos anos 90, também atuou na equipe que organizava as provas de vestibular da Universidade Santa Úrsula, bem como compôs banca do concurso para Contador e Fiscal de Atividades Econômicas da Secretaria Municipal de Administração e, dos concursos públicos para o cargo de professor nos Departamentos da UERJ, UFRJ e UFF.
Cabe ressaltar o seu trabalho na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEEC), no chamado Laboratório de Currículos, onde foi membro da equipe autora do Projeto de Reformulação de Currículos – Suplência (de quinta a oitava séries do primeiro grau) e também do segundo grau. Foi membro da equipe responsável pelos subsídios para Conteúdos Programáticos de Matemática e da equipe que elaborou a "Proposta Curricular, de Matemática" das fases para o ensino Supletivo. Na ocasião, participou de vários dos então chamados "treinamentos" de professores da rede estadual de ensino. Diversas foram as suas participações em grupos de trabalhos (GT) e apresentações em Encontros e Congressos de professores de Matemática no Brasil e no exterior. Dentre eles, o International Congress Mathematic Education (ICME), Psychology of Mathematics Education (PME), e vários dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). Através de suas apresentações e seus trabalhos, ficou reconhecida nacional e internacionalmente.

DADOS DO ARQUIVO
Situação do arquivo: recentemente doado, está em fase de levantamento documental, não estando ainda aberto para consulta. Mais informações entrar em contato com o Arquivo de História da Ciência do MAST (arquivo@mast.br).

Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, 586 | São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5232 | mast@mast.br

Funcionamento: Segunda a Sexta de 9h às 17h | Telefone: 21 3514 5200 - Ramal 5335 | Email: biblioteca@mast.br
Arte e Programação: Rodrigo Alonso, Camilla Pacheco, Vitor Dulfe e Vera Pinheiro