Arquivos Pessoais
Elisa Frota-Pessoa
Elisa Esther Maia Frota-Pessôa teve uma atuação destacada no campo da educação matemática. Ainda muito jovem casou-se, antes de entrar para a Faculdade Nacional de Filosofia – Universidade do Brasil, no curso de Física, com Oswaldo Frota Pessoa, que foi seu professor no ginásio. Durante o curso da Faculdade teve dois filhos: Sonia Frota-Pessôa (hoje física) e Roberto Frota-Pessôa (hoje médico).
Em 1942, ainda estudante, Elisa começou a auxiliar Joaquim Costa Ribeiro em suas pesquisas com minerais radioativos. Em 1944 foi nomeada assistente da Cadeira de Física Geral e Experimental. Em 1948 passou um ano na USP pesquisando, com bolsa de estudo. Voltou para o Rio em 1949 reassumindo a Faculdade Nacional de Filosofia – Universidade do Brasil e trabalhando no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do qual Elisa Frota-Pessôa é membro fundador e autora do primeiro trabalho científico nele realizado (com a colaboração de Neusa Margem, atualmente Amato). Foi Chefe da Divisão de Emulsões Nucleares do CBPF de 1949 a 1964 (exceto nos anos em que trabalhou no exterior: 1958/1959 no "University College" em Londres, no grupo de H.S.Burhop).
Trabalhando em pesquisa no CBPF e dando aulas na Faculdade Nacional de Filosofia – Universidade do Brasil teve a oportunidade de levar para o CBPF, seus alunos da Faculdade, onde tiveram aulas práticas de Física. Com esta iniciativa Elisa ampliou o contato entre os cientistas e os alunos. Jayme Tiomno, com quem se casou em segundas núpcias, havia criado um laboratório de ensino no CBPF onde esses alunos estagiavam. Esta aproximação de alunos da Faculdade com o Centro foi de grande importância para a formação de novos físicos. A partir de 1964 esta aproximação foi se tornando mais difícil até ser impedida pelo regime militar.
Entre 1968 e 1969 Elisa reformou o laboratório de emulsões da USP para estudo de espectroscopia nuclear.
Em 1969 foi aposentada pelo AI-5 na Faculdade e afastada do CBPF juntamente com Jayme Tiomno e José Leite Lopes.
Em 1975 Elisa Frota iniciou a montagem de um laboratório de emulsões na PUC com o auxílio de Ernst Hamburger do IFUSP.
Em 1977, como membro do Departamento de Física Experimental do IFUSP, continuou o trabalho na PUC em colaboração com o IFUSP. Em 1980 reassumiu os trabalhos no CBPF implantando um laboratório de emulsões nucleares para estudo de espectroscopia nuclear. Em 1992 foi aposentada compulsoriamente por idade e neste mesmo ano recebeu o título de Pesquisador Emérito do CBPF, o que lhe permite continuar pesquisando, já com cinco netas (uma bioquímica, uma historiadora da arte, uma economista, uma estudante de Engenharia e uma cursando o 2º Grau) e mais seis bisnetos.

DADOS DO ARQUIVO
Situação do arquivo: em fase de levantamento documental, não estando ainda aberto para consulta. Mais informações entrar em contato com o Arquivo de História da Ciência do MAST (arquivo@mast.br).

Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, 586 | São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5232 | mast@mast.br

Funcionamento: Segunda a Sexta de 9h às 17h | Telefone: 21 3514 5200 - Ramal 5335 | Email: biblioteca@mast.br
Arte e Programação: Rodrigo Alonso, Camilla Pacheco, Vitor Dulfe e Vera Pinheiro