Facebook Twitter Youtube
  • Carl Sagan "Somos feitos de poeiras das estrelas"
  • Laboratório do século XVI
  • Pasteur "A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana.”
  • Marie Curie e a química contra o câncer
1 2 3 4
Joomla Slideshow by WOWSlider.com v4.8

:: A Química - Na História do Universo,da Terra e do Corpo ::


A exposição "A Química na História do Universo, da Terra e do Corpo" entende a Química como ciência da transformação da matéria, por meio de uma abordagem histórica e com suas implicações no cotidiano social. Nos últimos duzentos anos, a enorme expansão dos conhecimentos químicos e físicos deu aos materiais um irremediável valor, social e econômico. Associada ao remédio e ao veneno, ao bem estar e ao dopping, à energia que aquece e alimenta, à poluição, à contaminação e à pureza do ar, dos alimentos, dos ambientes, à produção de combustíveis, à energia que aquece e alimenta, a química marcou a evolução histórica do mundo e dos homens.
Atualmente entende-se que a química se desenvolveu a partir de questões deixadas pela alquimia, antigamente considerada como feitiçaria, bruxaria, heresia. Para a Química atual, a fronteira do conhecido, tal como foi a alquimia nos séculos XV e XVI, está, de um lado, o meio ambiente, as mudanças climáticas e a sustentabilidade e, de outro, a origem e a evolução do Universo, questões que são abordadas por essa exposição.


Instrumentos como a retorta, os alambiques e os balões de destilação, vistos como pertencentes à alquimia, deram legitimidade à prática química. Eles permitiram estudos que não somente provocaram a alteração de doutrinas ou crenças, mas modificaram as próprias normas ou exigências de aplicação, fazendo evoluir as regras de demonstração e os critérios de validação, interferindo na sociedade. Hoje são os sofi sticados aparelhos eletrônicos, como os cromatógrafos ou espectrógrafos, que permitem a química avançar e cada vez mais intervir na sociedade.


No século XVI, as fronteiras científicas se alargaram enormemente depois da chegada dos europeus no Novo Mundo. A química ganhou subsídio das ciências naturais, principalmente da botânica e da mineralogia, atravessando a divisão natureza e sociedade. Quatro séculos depois, a Química está no centro dos debates que buscam encontrar o nexo da sobrevivência na Terra, sendo subsídio fundamental da Ecologia. Ao mesmo tempo, é a ciência que permite à Biologia manipular as estruturas do ser vivo, operando nos limites da ética científica, e à Astronomia desvendar a história do Universo.

Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, 586 | São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5229 | mast@mast.br

Arte e Programação: Rodrigo Alonso, Gustavo Mamede e Vera Pinheiro

Exposição Itinerante