ANEMÔMETRO
A haste metálica vertical, quando impulsionada pelo vento, marca sua velocidade no quadrante calibrado.

ORNITÓPTERO
A máquina era movimentada por um sistema de molinetes acionado pelo piloto. Enquanto seus braços agitavam as asas, os pés pedalavam. Era, porém, muito pesada para a força humana.

PÁRAQUEDAS
“Se um homem tiver uma tenda de linho, com a trama bem vedada e medindo 12 braças (26,4 metros) de largura por 12 de altura, será capaz de lançar-se de qualquer altura sem se machucar”, escreveu Leonardo, cujo projeto, exceto o feitio, assemelha-se à versão moderna do paraquedas.

HIGRÔMETRO
Leonardo dedicou muito tempo ao estudo da atmosfera, como artista e cientista. Para medir a umidade atmosférica, Leonardo utilizava um algodão que, ao absorver a umidade, era colocado em um dos pratos da balança. O outro prato pesava o algodão seco. A diferença de peso entre ambos indicava o nível de umidade.

HELICÓPTERO
O helicóptero de Leonardo, em forma de parafuso, inspirava-se no mecanismo de um brinquedo, levado do Extremo Oriente para a Europa. Fascinado pela forma espiral, frequente na natureza, Da Vinci escreveu:“Se este aparelho, executado em forma de espiral for bem feito - isto é,confeccionado com linho cujos poros sejam vedados com amido - e girado rapidamente, a forma helicoidal produzirá uma espiral no ar, fazendo com que ele suba bem alto.”

VENTILADOR
Modelo em escala da máquina inventada para condicionar o ar dos aposentos de Beatrice d’Este, esposa do protetor de Leonardo.

Para ver mais imagens destas maravilhas mecânicas clique aqui


Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rua General Bruce, 586 | São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5229 | mast@mast.br

Arte e Programação: Rodrigo Alonso, Gustavo Mamede e Vera Pinheiro

Exposição Itinerante