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QUEM É QUEM
Participantes das Comissões Científica e Organizadora e presidentes de Mesa:
Aline Lopes de Lacerda possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) edoutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2008). É pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e especialista no tratamento arquivístico de documentos fotográficos de valor permanente. Tem experiência na área de História e Arquivologia, com ênfase em Fotografia e História, e Fotografia e Arquivos, com dissertação sobre Fotografia e Política, e tese sobre Fotografia em Arquivos.

Ana Célia Rodrigues possui graduação em História pelo Instituto Superior de Ciências e Artes de Três Corações (1988), mestrado (2003) e doutorado (2008) em História Social pela Universidade de São Paulo, Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e pelo Archivo General de la Nación, Peru / OEA e pós doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (2014) e pela Universidade de São Paulo (2015). Sua experiência profissional se destaca junto aos arquivos municipais, como autora dos projetos de implantação e coordenação do Centro da Memória Santista, atual Fundação Memória e Arquivos de Santos, SP; Arquivo Municipal de Ouro Preto, MG; Arquivo Municipal de Campo Belo, MG e Arquivo Municipal de Campinas, SP. Tem realizando conferências em eventos e ministrado cursos de arquivística promovidos por instituições brasileiras e latino-americanas, como Escuela Nacional de Archiveros, Peru e Archivo General de la Nación, El Salvador, entre outras. Na área de Gestão de Documentos ressaltam-se os trabalhos realizados na Prefeitura Municipal de Campo Belo, MG; VUNESP - Fundação para o Vestibular da Unesp, SP; COCAL - Usina de Álcool e Açucar, SP; Empresas do Grupo REDE de Distribuição de Energia Elétrica, projeto da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo; Prefeitura Municipal de Santos, SP e Supremo Tribunal Militar, projeto em andamento coordenado pelo CASNAV da Marinha do Brasil. Atualmente, orienta a pesquisa científica aplicada para a definição de requisitos metodológicos do Projeto de Gestão de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Foi docente do Curso de Arquivologia da UNESP-Marília (SP) de 2003 a 2008 e coordenadora entre 2006-2007. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, RJ, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no Curso de Arquivologia, do qual foi coordenadora entre 2011 e 2013. É autora de trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e pesquisa em arquivologia; diplomática e tipologia documental; funções arquivísticas (identificação, classificação, avaliação) e gestão de documentos.

Bianca Therezinha Carvalho Panisset mestre em Gestão de Documentos e Arquivos na Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO), graduada em Arquivologia pela mesma Universidade. Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/ UFRJ. Atuou como Arquivista do Comando da Aeronáutica (2009-2014). É tecnologista em Ciência e Tecnologia da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Cláudia Suely Rodrigues de Carvalho Arquiteta (1985) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre (1997) pelo PROARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora (2006) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em preservação da arquitetura moderna no ICCROM, International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (1999) e conservação preventiva no Centre for Sustainable Heritage, University College London (2003). É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É líder do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos (CNPQ FCRB) e coordena a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para Edifícios Históricos que abrigam Coleções. Docente dos Cursos de Mestrado Profissional em Memória e Acervo (FCRB), Preservação de Acervos de C&T (MAST) e Projeto e Patrimônio (FAU-UFRJ). Atividades Profissionais relacionadas a conservação preventiva, controle ambiental para preservação de acervos, museus-casas, preservação do patrimônio edificado. É membro associado do ICOMOS-BRASIL.

Everaldo Pereira Frade é graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e possui mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente trabalha como tecnologista do Museu de Astronomia e Ciências Afins/Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, no Arquivo de História da Ciência. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, e Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais de cientistas e arquivos de instituições científicas.

Francisco José Aragão Pedroza Cunha é Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-gradução Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da UFBA (2012). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1985) e mestrado em Ciência da Informação pela UFBA (2005). Professor Adjunto do Departamento de Documentação e Informação da UFBA. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Pesquisa os seguintes temas: gestão de documentos, gestão da informação, gestão do conhecimento, gestão cultural, gestão hospitalar, sistemas de informação, aprendizagem e comunicação organizacional, ciência da informação, redes sociais, inovação tecnológica e economia da inovação. É professor convidado do NCPA/NPGA da Escola de Administração da UFBA no Curso de Gestão dos Serviços de Saúde. É especialista em Auditoria Interna (UCSAL/UNEB/1994), Administração Hospitalar (CEDAS/2001) e Gestão da Inovação Tecnológica em Arranjos Produtivos Locais (APLs) (Escola de Administração/UFBA) . Líder do Grupo de Estudos sobre Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC) registrado no CNPq. Membro do Grupo Temático sobre Informação em Saúde e População (GTISP) vinculado a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e membro da Câmara Setorial de Arquivos de Instituições de Saúde (CSAIS) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).Colaborador da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH-BA).

José Benito Yárritu Abellás é Bacharel em História (1998) e Mestre em História Política e Social (2013) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Atua como Tecnologista no Arquivo de História da Ciência do MAST. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, e Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais de cientistas e arquivos de instituições científicas.

Jose Maria Jardim possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos (UNIRIO) de 2011 a 2015, do qual é professor. Atua como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa intitulada "Governança Arquivística Contemporânea: trajetos e (re)configurações das políticas e sistemas públicos de Arquivos no Brasil sob novos cenários sociais e informacionais (1978-2018)", com bolsa de produtividade 1D do CNPq. Lidera o Observatório de Políticas Arquivísticas da UNIRIO e o Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas Arquivísticas". De 1992 a 2010 foi professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF, tendo ministrado disciplinas na graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF. Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: gestão de arquivos, políticas públicas de informação, políticas de arquivos, governo eletrônico, ensino e pesquisa em Arquivologia, direito à informação e gestão da informação governamental.

Leandro de Abreu Souza Jaccoud Mestrando no Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Possui graduação em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2002) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente integra o quadro de servidores estaduais do Rio de Janeiro, atuando como Professor, e o quadro de servidores federais, atuando como técnico em arquivo na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Tem experiência na docência em história, nível médio e fundamental e, também, na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

Lucia Maria Velloso de Oliveira é Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Preside a Associação dos Arquivistas Brasileiros. Chefe do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa, desde 2002. Professora contratada da Universidade Federal Fluminense (2007-2008). É membro do Comitê Gestor da Seção de Arquivos Universitários e de Instituições de Pesquisa do Conselho Internacional de Arquivos. Docente da disciplina Tratamento documental em arquivos permanentes no Curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e de Saúde da FIOCRUZ. Professora colaboradora credenciada ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente com as seguintes temáticas: organização de arquivos, arquivos pessoais, gestão de documentos, descrição arquivística, usos e usuários dos arquivos.

Margareth da Silva possui graduação em Historia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência profissional em instituições arquivísticas (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional), desenvolvendo trabalhos nas áreas de arquivos permanentes e gestão de documentos arquivísticos digitais. Realiza conferências em eventos e ministra cursos a respeito desses temas. É autora de trabalhos publicados em periódicos da área de arquivos. Foi servidora do Arquivo Nacional (1988-2009), tendo desenvolvido trabalhos a cerca de documentos arquivísticos digitais no período entre 2003 a 2009. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação / Curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ, Brasil), e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Maria Celina Soares de Mello e Silva é Doutora em Ciências, área de História Social. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Mestrado em Memória Social e Documento (1995). Coordena o Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência Tecnologia - PPACT/ MAST/MCTI. Foi professora do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivo da UNIRIO. Atua no Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais de cientistas, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivo de ciência e tecnologia, preservação de arquivos, organização de arquivos, memória científica e disseminação de acervos. Coordena projeto de pesquisa na área de preservação de arquivos de ciência e tecnologia, e também de tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia.

Maria Leandra Bizello possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995), é doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas; fez estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2006) sob orientação do Prof. Michel Marie; pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Porto, Porto, Portugal, onde desenvolveu o projeto "Arquivo e Memória Científica: produção e avaliação de documentos no ambiente das universidades", sob a supervisão da profª Fernanda Ribeiro. Atualmente é professora do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UNESP, campus Marília. Tem experiência na área de História, Comunicação e Ciência da Informação, com ênfase em História, memória e imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, cinema, desenvolvimentismo, fotografia, gestão de documentos em universidades e memória científica.

Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro possui graduação em Museologia pelo Museu Histórico Nacional, atual Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1976), Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Ciência da Informação pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação. Atua no Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST/MCTI, onde desenvolve pesquisas relacionadas a processos de musealização e é docente permanente do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia – PPACT/MAST.

Paulo Roberto Elian dos Santos é graduado em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), mestre e doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e Vice-diretor da Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, onde coordena o Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos e o curso de Pós-Graduação (especialização) em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. Integra o Conselho Editorial da Revista Arquivo & Administração da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Tem experiência na área de arquivologia, com ênfase em organização de arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: classificação e descrição em arquivos permanentes; arquivos pessoais; e gestão de arquivos de instituições de ciência & tecnologia em saúde. Mais recentemente desenvolve pesquisa sobre a institucionalização da arquivologia no Brasil.