Bem-vindos

O Museu de Astronomia e Ciências Afins, instituto de pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem o prazer de realizar o IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia (IVSPCT).

O evento é aberto a todos aqueles interessados na preservação, documentação e uso do patrimônio cultural de C&T entendido em amplo espectro. Inclui-se aqui o conhecimento científico e tecnológico produzido pelo homem, além de todos aqueles objetos (inclusive documentos em suporte papel, coleções arqueológicas, etnográficas e espécimes das coleções biológicas) que são testemunhos dos processos científicos e do desenvolvimento tecnológico, além das construções arquitetônicas produzidas com a funcionalidade de atender às necessidades desses processos e desenvolvimentos.

O Seminário se realizará entre 05 e 08 de dezembro de 2016 no Auditório do Prédio Anexo do MAST situado à Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão e incluirá a publicação de textos completos em anais eletrônicos.

Programação

Chamada para Apresentação de Trabalhos

Datas importantes

Submissão de resumos: Devido a problemas técnicos no servidor, prorrogamos as inscrições até o dia 01 de julho.
Resposta do Comitê Científico: até 20 de julho de 2016
Envio dos textos completos: até 16 de setembro de 2016
Resposta da avaliação dos textos pelo comitê Científico: até 07 de outubro de 2016
Envio dos textos finais pelos autores: até 31 de outubro de 2016

O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST

O MAST, aberto ao público em 1985, preserva importante patrimônio cultural de C&T, incluindo coleções de instrumentos científicos de valor histórico, que atribuem ao MAST a tipologia de museu de ciência e técnica, e um conjunto arquitetônico funcional típico da Astronomia da virada do século XIX para o XX. As edificações históricas, assim como parte das coleções são originárias do Observatório Nacional (ON), e são tombadas em âmbito federal (1986 - IPHAN) e estadual (1987 – INEPAC).

No prédio sede do MAST, situa-se a reserva técnica visitável, onde uma parte considerável das coleções está organizada. Esse acervo considerado dos mais importantes em sua tipologia na América Latina, contém mais de 2000 objetos provenientes de outros institutos do MCTI, como o ON, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Esses objetos são testemunhos de serviços e pesquisas de grande importância para o país como a determinação da hora oficial, a previsão do tempo, a delimitação de fronteiras brasileiras, o domínio de tecnologias de purificação de metais nobres, os estudos sobre partículas elementares, os estudos na área de matéria condensada e da ciência de materiais, dentre outros. Uma parte desses instrumentos foi fabricada nos séculos XIX e início do XX e algumas das peças mais interessantes esteticamente são provenientes do século XVIII. Outra parte desse conjunto tem origem mais recente, a partir de meados do século XX. Os objetos são relacionados a áreas diversas como astronomia, topografia, geodésia, meteorologia, engenharia nuclear, tecnologia mineral, além da eletricidade, da química e do magnetismo, dentre outras.