Facebook  Twitter  Youtube

O que é o Planetário Inflável

O Planetário Básico Portátil (STARLAB PLANETARIUM) é composto por uma cúpula inflável, tecnicamente chamada de domo, de material não inflamável e um projetor, a partir dos quais são projetadas imagens do céu noturno visto da Terra. Nele os espectadores têm a oportunidade de observar e entender os movimentos celestes ao serem abordados tópicos básicos e contemporâneos de Astronomia.

O presente equipamento é utilizado por monitores do MAST para apresentar sessões para estudantes, professores e público em geral. Cada sessão, para até 30 pessoas, tem duração estipulada entre 20 e 40 minutos onde são apresentados diferentes roteiros, segundo o tipo de público. Em geral nas sessões são projetadas imagens do céu noturno do hemisfério sul, assim como das constelações mitológicas.

Através das imagens do céu noturno é possível observar e entender o movimento aparente das estrelas, o céu característico de cada estação do ano, o Cruzeiro do Sul e a sua utilização para localizar os pontos cardeais terrestres, entre outros. Com o cilindro das constelações mitológicas são mostradas as mais clássicas constelações, são contados seus mitos e lendas, a localização do zodíaco etc. Além disso as sessões podem ainda ser enriquecidas com uma seqüência de slides dos planetas que fazem parte do sistema solar, de maneira a evidenciar suas principais características, levantando temas como ecologia, exploração espacial e vida em outros planetas.

Desta forma o Planetário Portátil se caracteriza como um instrumento didático excelente para a divulgação científica ao despertar o interesse das pessoas pela Astronomia.

O Planetário Inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) faz parte da programação de vários eventos de divulgação científica realizados anualmente como o Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, que acontece durante a Semana Nacional de Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); a SBPC Jovem que acontece durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e o Museu vai à Feira, evento promovido pelo MAST.