Facebook Twitter Youtube

Histórico

O planetário inflável faz parte da programação do MAST desde o início da década de 1990 e foi o primeiro, desse tipo, a ser usado no Rio de Janeiro.
Hoje o museu conta com 4 planetários (2 digitais e 2 analógicos).

O planetário é uma cúpula inflável na qual as imagens do céu noturno visto da Terra podem ser simuladas, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar e entender o céu.
A surpresa é ver o céu noturno sem a poluição atmosférica e o excesso de luzes fatores que impedem se observar a imensa quantidade de estrelas presentes no céu.




Com o auxílio de áudio, são apresentadas as constelações do zodíaco, as fases da Lua, o ciclo dos dias e das noites, assim como o Sol.

O planetário pode mostrar o céu de qualquer dia do ano, suas estrelas, suas constelações, os planetas visíveis e podemos observar quais as diferenças que ocorrem ao longo do ano.
Podemos conhecer também como é o céu noturno de outros países com latitudes diferentes do nosso. Podemos percorrer do Equador ao Pólo Sul em poucos minutos, observando o que acontece com o céu. Podemos, ainda, conhecer os mitos que deram origem ao nome de algumas constelações.

Com o auxílio de slides, podemos visualizar imagens do Sistema Solar, sondas espaciais, estrelas etc.
As apresentações acontecem com a orientação de monitores.

O planetário inflável do MAST também é itinerante e já atendeu mais de 115 mil pessoas, entre alunos, professores e público em geral.

Entre os principais clientes e eventos, podemos destacar a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), o Congresso Nacional, a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura/Ação Global, Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Parque Nacional Serra dos órgãos do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio e dos Recursos Naturais Renováveis), FECITEC/DF (Feira de Ciência e Tecnologia), Encontro Nacional de Astronomia Amadora, dentre diversos outros.