Facebook Twitter Youtube
Pesquisa na Base de dados do Acervo Museológico

A coleção de objetos científicos procedentes do Observatório Nacional foi a primeira a ser registrada e nessa atividade foram utilizados como fontes de pesquisa antigos dossiês e inventários patrimoniais do Observatório Nacional, depoimentos orais de especialistas em instrumentos científicos e, em menor escala, bibliografia específica. O registro sistemático dos objetos foi iniciado em 1993 e continua até os dias atuais.

Na pesquisa à base, aparecem os campos (nome, origem, fabricante, área, procedência, material e século) que podem ser preenchidos individualmente ou de forma combinada. Na tela com a resposta, aparecerá uma tabela com três colunas (número de registro, nome do objeto e descrição) em ordem alfabética pelo nome do objeto. Ao selecionarmos um dos nomes resultantes da consulta, aparecerá uma imagem do objeto, o nome, o fabricante, as dimensões, a descrição e o número de registro.

Clique aqui e acesse a base de dados do acervo museológico
Acervo de catálogos de fabricantes
Os catálogos de fabricantes de instrumentos científicos são uma importante fonte de pesquisa, pois apresentam os instrumentos mais comumente encontrados em laboratórios, universidades, institutos de pesquisa e também museus.

A coleção de catálogos do MAST, oriunda do final do século XIX até meados do XX, em quase toda a sua totalidade é formada por catálogos de construtores estrangeiros, especialmente europeus e norte-americanos. Esses documentos informam sobre os modelos de instrumentos e equipamentos que foram utilizados pelos institutos de pesquisa brasileiros, especialmente no Observatório Nacional e no Instituto de Engenharia Nuclear.

A consulta aos catálogos pode ser feita de duas maneiras: busca por fabricantes ou busca combinada. No primeiro caso, aparece uma listagem em ordem alfabética dos fabricantes. Ao selecionarmos o fabricante desejado, aparece uma nova tela onde é apresentada uma imagem da(s) capa(s) de cada catálogo com as seguintes informações: fabricante, título, local da impressão, número de páginas e tamanho, tipo de material e língua e nomes dos instrumentos que aparecem no catálogo. Na busca combinada, uma tela apresenta uma ficha de pesquisa com os campos fabricante, título, local e instrumento. O preenchimento dessas informações pelo usuário permite uma busca com cruzamento das informações fornecidas, propiciando a seleção do material desejado. Consulte a base de catálogos nos links abaixo:

Acervo Museológico do MAST
Programação: Rodrigo Alonso | Este site é melhor visualizado no Chrome, Firefox ou Opera