Facebook Twitter Youtube
WHO'S WHO
Ana Célia Rodrigues possui graduação em História, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e pelo Archivo General de la Nación, Peru / OEA. Sua experiência profissional se destaca junto aos arquivos municipais, como autora dos projetos de implantação e coordenação do Centro da Memória Santista, atual Fundação Memória e Arquivos de Santos, SP; Arquivo Municipal de Ouro Preto, MG; Arquivo Municipal de Campo Belo, MG e Arquivo Municipal de Campinas, SP. Tem realizando conferências em eventos e ministrado cursos de arquivística promovidos por instituições brasileiras e latino-americanas, como Escuela Nacional de Archiveros, Peru e Archivo General de la Nación, El Salvador, entre outras. Na área de Gestão de Documentos ressaltam-se os trabalhos realizados na Prefeitura Municipal de Campo Belo, MG; VUNESP - Fundação para o Vestibular da Unesp, SP; COCAL - Usina de Álcool e Açucar, SP; Empresas do Grupo REDE de Distribuição de Energia Elétrica, projeto da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo; Prefeitura Municipal de Santos, SP e Supremo Tribunal Militar, projeto em andamento coordenado pelo CASNAV da Marinha do Brasil. Atualmente, orienta a pesquisa científica aplicada para a definição de requisitos metodológicos do Projeto de Gestão de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Foi docente do Curso de Arquivologia da UNESP-Marília (SP) de 2003 a 2008 e coordenadora entre 2006-2007. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, RJ, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no Curso de Arquivologia, do qual foi coordenadora entre 2011 e 2013. É autora de trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e pesquisa em arquivologia; diplomática e tipologia documental; funções arquivísticas (identificação, classificação, avaliação) e gestão de documentos.

Ana Maria de Almeida Camargo é doutora em História pela Universidade de São Paulo, leciona as disciplinas de Metodologia e Teoria da História no curso de graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e a disciplina de História Social no curso de pós-graduação do mesmo departamento, com a conseqüente orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado. No campo da Arquivologia, tem coordenado projetos e prestado assessoria em instituições públicas diversas, no Brasil e no exterior.

Bianca Therezinha Carvalho Panisset mestranda em Gestão de Documentos e Arquivos na Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO), graduada em Arquivologia pela mesma Universidade. Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/ UFRJ. Atuou como Arquivista do Comando da Aeronáutica (2009-2014). É tecnologista em Ciência e Tecnologia da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Everaldo Pereira Frade é graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e possui mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente trabalha como tecnologista do Museu de Astronomia e Ciências Afins/Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, no Arquivo de História da Ciência. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, e Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais de cientistas e arquivos de instituições científicas.

Geoffrey Yeo has worked as a Senior Research Fellow and as Director of the Masters programme in Archives and Records Management at the Department of Information Studies at University College London, where he is now a part-time lecturer specialising in Records Management and Archival Description. He is an active researcher in ICARUS, the International Centre for Archives and Records Management Research and User Studies. His research interests include the nature of records and recordkeeping; records classification, arrangement and description; and relationships between records and the actions of individuals and organisations. He also has extensive practical experience in archives and records management in both public and private sector organisations, and has worked as a freelance consultant on archives and records projects in the United Kingdom and in Africa. He is the editor of the series of professional texts Principles and Practice in Records Management and Archives and co-author of Managing Records: a handbook of principles and practice (Facet, 2003). In 2009 his published work won the Society of American Archivists Fellows’ Ernst Posner Award.

José Benito Yárritu Abellás é Bacharel em História e Mestre em História Política e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Atua como Tecnologista no Arquivo de História da Ciência do MAST.

Jose Maria Jardim possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos (UNIRIO) e desenvolve pesquisa intitulada A Lei de Acesso à Informação no Brasil: políticas arquivísticas, agências, atores e processos no cenário político-informacional do Governo Federal entre 2013 e 2016. Lidera o Observatório de Políticas Arquivísticas da UNIRIO e o Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas Arquivísticas". De 1992 a 2010 foi professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF, tendo ministrado disciplinas na graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF. Tem experiência profissional nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: gestão de arquivos, políticas públicas de informação, políticas de arquivos, governo eletrônico, ensino e pesquisa em Arquivologia, direito à informação e gestão da informação governamental.

Julie McLeod Professor in Records Management in the iSchool at Northumbria University, having joined after a career in industry as an information and records manager. She has worked on innovative work-based and distance learning education initiatives with The National Archives, BBC, European Central Bank and other organisations, and is Programme Leader for the MSc Information & Records Management. She has led significant research projects on electronic records management (e.g. AC+erm: Accelerating positive change in electronic records management www.northumbria.ac.uk/acerm; DATUM: research data management www.northumbria.ac.uk/datum). She has published widely, including co-authoring and editing several books, is Editor of the Records Management Journal and a member of the editorial boards of other esteemed journals. She is a member of the BSI and ISO committees on records management and has served as a member of Arts & Humanities Research Council Panels and its Peer Review College. In 2007 she was awarded a Personal Chair in Research at Northumbria University. In 2014 she received the Emmett Leahy Award for outstanding contribution to the information and records management profession and was appointed as the first Dodson Visiting Professor in Archival Studies at the School of Library, Archival and Information Studies, University of British Columbia, Vancouver.

Leila Stephanio de Moura possui graduação em História pela Universidade Santa Úrsula (1984) e mestrado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Atualmente é Tecnologista da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

Lucia Maria Velloso de Oliveira é Doutora em Ciências - Área: História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Preside a Associação dos Arquivistas Brasileiros. Chefe do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa, desde 2002. Professora contratada da Universidade Federal Fluminense (2007-2008). É membro do Comitê Gestor da Seção de Arquivos Universitários e de Instituições de Pesquisa do Conselho Internacional de Arquivos. Docente da disciplina Tratamento documental em arquivos permanentes no Curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e de Saúde da FIOCRUZ. Professora colaboradora credenciada ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente com as seguintes temáticas: organização de arquivos, arquivos pessoais, gestão de documentos, descrição arquivística, usos e usuários dos arquivos.

Maria Celina Soares de Mello e Silva é doutora em Ciências, área de História Social. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Mestrado em Memória Social e Documento (1995). Coordena o Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência Tecnologia - PPACT/ MAST/MCTI. É professora do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivo da UNIRIO. Atua no Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em Organização de Arquivos pessoais de cientistas, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivo de ciência e tecnologia, preservação de arquivos, organização de arquivos, memória científica e disseminação de acervos. Coordena projeto de pesquisa na área de tipologia documental em de arquivos de ciência e tecnologia.

Maria Fernanda Rollo é Licenciada em História – variante em História da Arte (1987), doutorada (2005) e agregada (2010) em História Econômica e Social Contemporânea pela FSCH da Universidade Nova de Lisboa, onde é Professora Auxiliar do Departamento de História. É pesquisadora e, desde 2013, Presidente do Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade. Foi condecorada, pela Presidência da República, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 2011.

Maria Leandra Bizello possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995), é doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas; fez estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2006) sob orientação do Prof. Michel Marie; pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Porto - Porto - Portugal, onde desenvolveu o projeto Arquivo e Memória Científica: produção e avaliação de documentos no ambiente das universidades, sob a supervisão da profa. Fernanda Ribeiro. Atualmente é professora do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UNESP, campus Marília. Tem experiência na área de História, Comunicação e Ciência da Informação, com ênfase em História, memória e imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, cinema, desenvolvimentismo, fotografia, gestão de documentos em universidades e memória científica.

Paulo Elian dos Santos doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e diretor da Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz. Formado em história pela PUC/Rio, possui vasta experiência na área de arquivos com passagens pelo Arquivo Nacional e Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, onde foi diretor. Atuou ainda no Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). É professor do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Publicou livros, artigos e outros trabalhos sobre os seguintes temas: arquivos pessoais de cientistas; gestão de arquivos de instituições de ciência & tecnologia e saúde; e história da arquivologia no Brasil. Além destes temas, tem interesse no estudo das relações entre arquivologia, arquivos e gestão pública. Mais recentemente desenvolve pesquisas sobre a institucionalização da arquivologia no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1970.

Renato Tarciso Barbosa de Sousa possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquivologia, organização e recuperação de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.