LIVRO
CADERNOS DO PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: instituições, trajetórias e valores
Marcus Granato, Emanuela Sousa Ribeiro e Bruno Melo de Araújo (Org.)
Apresentação
CARTA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: produção e desdobramentos
Bruno Melo de Araújo, Emanuela Sousa Ribeiro e Marcus Granato
INSTITUTOS DE PESQUISA EM PERNAMBUCO: descarte e preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia
Emanuela Sousa Ribeiro e Bruno Melo de Araújo
HACIA UNA CONCEPCIÓN INTEGRAL DEL PATRIMONIO UNIVERSITARIO: el caso de la Universidad de La Habana
Claudia Felipe Torres
A TRAJETÓRIA DOS MUSEUS NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Monica Junqueira de Camargo
A UFMG E O PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E CULTURA: da obsolescência à musealização
Verona Campos Segantini e Letícia Julião
O PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA RELACIONADO À PRODUÇÃO GEOCIENTÍFICA: o caso do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro e Jéssica Tarine Moitinho de Lima
NOTAS DE PESQUISA: um retrato da coleção de Paleoinvertebrados do Museu Nacional (UFRJ)
Joana David Caprário de Lima e Marcus Granato
CRIANDO SEU MUSEU DA MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: ações para preservação do patrimônio da Universidade Federal de Alfenas
Luciana Menezes de Carvalho
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E A PATRIMONIALIZAÇÃO DE SEUS BENS CULTURAIS: primeiras reflexões sobre a construção de uma política de preservação
Anselmo Mendonça Júnior e Maria do Socorro Sousa de Araújo
ENTRE O ESQUECER E O PRESERVAR: a musealização do Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia
Bruno Melo de Araújo e Marcus Granato
MUSEU PAULISTA, A INSTRUÇÃO PÚBLICA, E O PROVIMENTO DE MATERIAIS PARA AS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: uma história dos museus escolares
Camila Marchi da Silva e Katya Braghini
PESQUISAR E ENSINAR: considerações sobre museus escolares de ciências, Brasil e Argentina
Zita Possamai e Felipe Rodrigo Contri Paz
“MUSEUS ESCOLARES”: um dos espaços de salvaguarda do Patrimônio de Ciência e Tecnologia
Vania Maria Siqueira Alves
Marcus Granato, Emanuela Sousa Ribeiro e Bruno Melo de Araújo (Org.)
Apresentação
CARTA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: produção e desdobramentos
Bruno Melo de Araújo, Emanuela Sousa Ribeiro e Marcus Granato
INSTITUTOS DE PESQUISA EM PERNAMBUCO: descarte e preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia
Emanuela Sousa Ribeiro e Bruno Melo de Araújo
HACIA UNA CONCEPCIÓN INTEGRAL DEL PATRIMONIO UNIVERSITARIO: el caso de la Universidad de La Habana
Claudia Felipe Torres
A TRAJETÓRIA DOS MUSEUS NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Monica Junqueira de Camargo
A UFMG E O PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E CULTURA: da obsolescência à musealização
Verona Campos Segantini e Letícia Julião
O PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA RELACIONADO À PRODUÇÃO GEOCIENTÍFICA: o caso do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro e Jéssica Tarine Moitinho de Lima
NOTAS DE PESQUISA: um retrato da coleção de Paleoinvertebrados do Museu Nacional (UFRJ)
Joana David Caprário de Lima e Marcus Granato
CRIANDO SEU MUSEU DA MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: ações para preservação do patrimônio da Universidade Federal de Alfenas
Luciana Menezes de Carvalho
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E A PATRIMONIALIZAÇÃO DE SEUS BENS CULTURAIS: primeiras reflexões sobre a construção de uma política de preservação
Anselmo Mendonça Júnior e Maria do Socorro Sousa de Araújo
ENTRE O ESQUECER E O PRESERVAR: a musealização do Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia
Bruno Melo de Araújo e Marcus Granato
MUSEU PAULISTA, A INSTRUÇÃO PÚBLICA, E O PROVIMENTO DE MATERIAIS PARA AS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: uma história dos museus escolares
Camila Marchi da Silva e Katya Braghini
PESQUISAR E ENSINAR: considerações sobre museus escolares de ciências, Brasil e Argentina
Zita Possamai e Felipe Rodrigo Contri Paz
“MUSEUS ESCOLARES”: um dos espaços de salvaguarda do Patrimônio de Ciência e Tecnologia
Vania Maria Siqueira Alves