Facebook Twitter Youtube
A Luneta Equatorial 21cm

A luneta equatorial de 21 cm foi adquirida em 1910 da Casa Gustav Heyde, Alemanha, para equipar o Observatório Nacional, em sua primeira sede localizada no Morro do Castelo, Rio de Janeiro. Em 1922, a luneta foi transferida para esta cúpula onde permanece desde sua instalação.

Uma luneta é um telescópio do tipo refrator, que utiliza lentes para captar a luz de um corpo celeste e ampliar sua imagem. Utiliza um sistema de acompanhamento mecânico que tem por finalidade compensar o movimento de rotação da Terra, assim, o astro visto através do instrumento permanece fixo no campo de visão da lente ocular. O mecanismo, constituído por um conjunto de engrenagens semelhante ao utilizado nos relógios mecânicos, gira com a mesma velocidade angular e em sentido contrário à rotação terrestre.

Principais componentes: Câmera fotográfica - utilizada para registrar os objetos celestes em placas fotográficas. Buscadora - luneta auxiliar para localizar rapidamente no céu os objetos que se deseja observar. Uma vez localizados na buscadora, passa-se a observá-los na luneta principal. Objetiva - sistema óptico de duas lentes que captam os raios luminosos e os converge para formar uma pequena imagem no seu foco. Essa imagem será aumentada depois pela ocular, que está na extremidade oposta da luneta. Ocular- sistema óptico que funciona como uma lupa, aumentando a imagem formada pela objetiva, observada por nossos olhos. Contrapeso-serve para equilibrar a luneta. Merende acompanhamento -compensou rotação da Terra, mantendo o objeto celeste observado sempre no campo de visão da ocular.

Principais componentes:

Câmera fotográfica - Utilizada para registrar os objetos celestes em placas fotográficas.

Buscadora - Luneta auxiliar para localizar rapidamente no céu os objetos que se deseja observar. Uma vez localizados na buscadora, passa-se a observá-los na luneta principal.

Objetiva - Sistema óptico de duas lentes que captam os raios luminosos e os converge para formar uma pequena imagem no seu foco. Essa imagem será aumentada depois pela ocular, que está na extremidade oposta da luneta.

Ocular - Sistema óptico que funciona como uma lupa, aumentando a imagem formada pela objetiva, observada por nossos olhos.

Contrapeso - Serve para equilibrar a luneta.

Motor de acompanhamento - Compensa a rotação da Terra, mantendo o objeto celeste observado sempre no campo de visão da ocular.
Saturno visto pela Luneta 21

Clique aqui e visite a exposição virtual sobre a luneta 21