13 e 14 de Dezembro
13 de dezembro
Manhã
9:30h - Mesa de Abertura
Marcus Granato: Coordenador do PCI
10:00h - Depoimentos dos bolsistas da Comissão Organizadora
Alanna Martins (Educação em Ciências)
Cristal Proença de Azevedo (Museologia)
Denis Jogas (História da Ciência e Tecnologia)
Maria Elena Venero Ugarte (Documentação e Arquivo)
- Avaliadores internos
Christina Helena da Motta Barboza (História da Ciência e Tecnologia)
Claudia Penha dos Santos (Museologia)
Moema de Rezende Vergara (Educação em Ciências)
Samantha Pontes (Documentação e Arquivo)
- Avaliadores Externos
Andrea Fernandes Costa (UNIRIO, Museu Nacional/UFRJ)
Maria Celina Soares de Mello e Silva (IBRAM – Museu Imperial)
Maria De Simone Ferreira (Museu Histórico Nacional/IBRAM)
Nilton de Almeida Araújo (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
Tarde
14:00h - Palestras: Educação em Ciência
Andrea Fernandes Costa (UNIRIO, Museu Nacional/UFRJ)
Título: Educação Museal no Brasil (1927-2021): apagamentos, conquistas e desafios
Andrea Costa é graduada em História pela UERJ, mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e da Escola de Museologia da UNIRIO, bem como educadora na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ). Integra o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia - OMCCT, o Grupo de Pesquisa em Educação Museal (GPEM - MHN/IBRAM) e o Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos.
Moderadora: Alanna Martins
15:00h - Debate
15:30h - Museologia
Maria De Simone Ferreira (Museu Histórico Nacional/IBRAM)
Título: Entre coleções e exposições: o Museu de Arqueologia de Itaipu Maria De Simone Ferreira é bacharel em Museologia pela UNIRIO, especialista em patrimônio pelo Programa de Especialização em Patrimônio - Iphan/Unesco, mestre e doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Realizou estágio doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Ehess) sob orientação de François Hartog (2015-2016). É técnica em Museologia do Ibram, atuou no Museu de Arqueologia de Itaipu/Ibram/MinC de 2006 a 2012, tendo dirigido a instituição de 2009 a 2012. Ministrou oficinas de Plano Museológico pelo IBRAM e participou como membro de Comissões Especiais de Seleção dos Editais do Ibram entre 2008 e 2011. É membro do Comitê Internacional de Museus e Coleções de Arqueologia e História (ICMAH) do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Foi coordenadora técnica substituta do Museu Histórico Nacional de 2020 a 2021. Atualmente, atua na Reserva Técnica do MHN, dedicando-se à documentação, à digitalização e à pesquisa de acervo.
Moderadora: Cristal Proença de Azevedo
16:30h - Debate
14 de dezembro
Manhã
10:00h - Palestras: Documentação e Arquivo
Maria Celina Soares de Mello e Silva (IBRAM/Museu Imperial)
Título: Preservação de acervos de Ciência e Tecnologia: os documentos da pesquisa
Maria Celina Soares de Mello e Silva possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é analista em CT - lotada no Museu Imperial. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivo pessoal, organização de arquivos, arquivo científico, preservação de arquivos e preservação de acervos
Moderador: Maria Elena Venero Ugarte
11:00h - Debate
11:30h - História da Ciência e Tecnologia
Título: Ciências Agrárias no Brasil Escravista (e o laboratório Saquarema) Nilton Almeida é professor adjunto de História do Brasil no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Estadual de Feira de Santana e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC), da UNIVASF.
Moderador: Denis Jogas
12:30h - Debate
Tarde
14:00h - Conferência de encerramento
Valdei Lopes de Araújo (UFOP)
Título: A escrita da História em tempos de pandemia
Possui graduação e mestrado em Historia pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com estágio PDEE na Universidade de Stanford. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É bolsista de produtividade 2 do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da Fapemig. Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFOP (Fev. 2013- maio 2015). Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UFOP (2010-2012). Presidente da Associação Nacional de História (ANPUH). Presidiu a Comissão para avaliação de periódicos do fórum de coordenadores de programas de pós-graduação da Anpuh-Capes. Secretário Geral da SBTHH - Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2010-2012).
Moderador: Moema de Rezende Vergara
15:30h - Debate