Voltar
Quando a radioatividade foi descoberta?
A radioatividade foi descoberta pelo físico francês Antonie Henri Becquerel no século XIX, em 1896. Becquerel fez vários estudos, pois queria saber se uma substância fluorescente emitiria raios X quando exposta ao sol. Após vários estudos (e em um dia nublado!), Becquerel guardou uma pedra de urânio junto de uma chapa fotográfica em uma gaveta. Alguns dias depois, percebeu que a chapa fotográfica foi manchada pela pedra, então, ele concluiu que a radiação não era um efeito da luz, mas sim, propriedade de alguns elementos, como o urânio, por exemplo.

Em 1898, ao trabalhar com diferentes compostos de urânio, Marie Curie percebeu que a emissão de radiação era uma característica do elemento e não dependia de condições químicas e físicas para ocorrerem. Desde então, esses elementos foram chamados de elementos radioativos e esse fenômeno, de radioatividade.
Becquerel. (CNEM) Marie Curie.
Becquerel. (CNEM)



Marie Curie.

Um ano antes da descoberta da radioatividade, Wilhelm Konrad Roentgen, físico alemão, descobriu o raio X e a sua capacidade de provocar fluorescência em certos materiais.
Roentgen, físico alemão descobridor do raio X. (CBPF) Trifólio, símbolo da radioatividade.
Roentgen, físico alemão descobridor do raio X. (CBPF) Trifólio, símbolo da radioatividade.