Facebook Twitter Youtube Instagram
Quem é quem
Renato da Gama-Rosa Costa

http://lattes.cnpq.br/6825543540488486

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Urbanismo Prourb/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), doutorado sanduiche no Institut d'Urbanisme de Paris (2004) e Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2014). É tecnologista senior e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz onde é membro do Núcleo de Estudos de Urbanismo e Arquitetura em Saúde, do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz. Coordenador do curso de Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz. Professor da subarea Saneamento Ambiental do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq 'Saúde e Cidade'. Coordenador do Docomomo Brasil. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, história, arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural, arquitetura de instituições de saúde-história e história urbana.
Maria Celina Soares de Mello e Silva

http://lattes.cnpq.br/8967524326033518

Possui doutorado em História Social com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo (2007), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995), Especialização em Documentação Científica pelo IBICT/UFRJ (1989) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987). É arquivista do Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivo de ciência e tecnologia, preservação de arquivos, organização de arquivos, tipologia documental, segurança e disseminação de acervos. Coordena projetos de pesquisa na área de organização e preservação de arquivos de ciência e tecnologia e arquivos pessoais. É líder do Grupo de Pesquisa "Gestão e Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia", do CNPq. É Coordenadora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia - PPACT/MAST/MCTIC.
Lúcia Maria Velloso de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/4694576349618479

Doutora em Ciências - Área: História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Presidiu a Associação dos Arquivistas Brasileiros por cerca de 10 anos. Foi Professora contratada da Universidade Federal Fluminense no período de 2007 a 2008. Foi membro do Comitê Gestor da Seção de Arquivos Universitários e de Instituições de Pesquisa do Conselho Internacional de Arquivos até 2016. Chefia o Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa, desde 2002. Atuou também como docente da disciplina Tratamento documental em arquivos permanentes no Curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e de Saúde da FIOCRUZ. Atualmente é Professora permanente credenciada ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e Professora do programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, que coordena desde 21 de julho de 2015. Atua principalmente com as seguintes temáticas: organização de arquivos, arquivos pessoais, gestão de documentos, descrição arquivística, usos e usuários dos arquivos e arquivos e sociedade.
Mariana Lousada

http://lattes.cnpq.br/6155301215674644

Professora Adjunto do curso de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa Fundamentos e Perspectivas Arquivísticas. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Foi bolsista Capes de estágio de doutorado na Universidad de Salamanca (Espanha). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi bolsista FAPESP no mestrado e de iniciação científica pela agência de fomento CNPq. Foi arquivista na Força Aérea Brasileira (2013-2015).
Ana Luce Girão Soares de Lima

http://lattes.cnpq.br/5822631397628424

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em História das Ciências pelo Programa de Pós graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (2009). É pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e atua na área de História e Memória, com ênfase em História das ciências e da saúde, enfocando a história das instituições científicas, os arquivos de cientistas e a preservação de acervos das ciências da saúde. Desenvolveu pesquisa sobre a institucionalização da ciência no Brasil, tendo como estudo de caso a trajetória científica de Carlos Chagas Filho e a criação do Instituto de Biofísica, temas de sua tese de doutorado. Participa dos projetos de pesquisa "A Contribuição de José Honório Rodrigues à institucionalização da arquivologia no Brasil: O Arquivo Nacional entre 1958 e 1964", coordenado por Paulo Elian dos Santos com apoio da Faperj; "A favela e a imagem do Rio de Janeiro: a contribuição da pesquisa de Anthony e Elizabeth Leeds nos anos 60 do século XX", coordenado por Nísia Trindade Lima e apoiado pela FAPERJ.; e o recém aprovado "A imagem à serviço do conhecimento: estudo de caso sobre desenhos científicos nos arquivos históricos sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz", edital Fiocruz/CNPq, coordenado por Aline Lopes Lacerda. Atualmente é coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

http://lattes.cnpq.br/9398149996443387

Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB - Associação dos Arquivistas Brasileiros. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em História Social (2005) sendo bolsista CAPES, e bacharel em Ciências Sociais (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sua experiência profissional é voltada à Gestão da Informação e de Documentos, Arquivos Permanentes e Memória Empresarial. É professora no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO, além de pertencer ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) a partir de 2008, ocupando atualmente o cargo de Vice-presidente. Tem experiência na área de Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da arquivologia, gestão de documentos e classificação de documentos de arquivo. Coordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia desde 06/2017 e Subchefe do Departamento de Ciência da Informação a partir de 02/2016.
Claudia S. Rodrigues de Carvalho

http://lattes.cnpq.br/8621006353013998

Arquiteta (1985) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre (1997) pelo PROARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora (2006) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em preservação da arquitetura moderna no ICCROM ? International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (1999) e conservaçãopreventiva no Centre for Sustainable Heritage ?University College London (2003). É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É líder do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos (CNPQ FCRB) e coordena a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para Edifícios Históricos que abrigam Coleções. Docente dos Cursos de Mestrado Profissional em Memória e Acervo ( FCRB), Preservação de Acervos de C&T (MAST) e Projeto e Patrimonio (FAU-UFRJ). Atividades Profissionais relacionadas a conservação preventiva, controle ambiental para preservação de acervos, museus-casas, preservação do patrimônio edificado. É membro associado do ICOMOS-BRASIL.
João Marcus Figueiredo Assis

http://lattes.cnpq.br/5889970113074660

Sociólogo (UCAM) e Arquivista (UNIRIO), Mestre em Memória Social e Documento (UNIRIO) Doutor em Ciências Sociais (PPCIS da UERJ). Pós-doutorado em Antropologia Social (UFRJ/MN). Professor Associado do CCH da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos. Pesquisador do Grupo Memória e Espaço vinculado ao Curso de História da UNIRIO. Pesquisador do Grupo de Antropologia da Devoção (GPAD/Museu Nacional). Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-ARREMOS). Coordenador de pesquisas sobre documentação eclesiástica católica, sobre as Memórias de agentes religiosos em confronto como o regime militar no Brasil e sobre Antropologia da Devoção e Sociologia da Religião. Tem experiência nas áreas de Arquivologia e de Sociologia, com ênfase em Função Social dos Arquivos e Sociologia da Religião. Temas de interesse: Memória Social, Religião e Movimentos Sociais, Catolicismo, História Oral, Comunidades Eclesiais de Base, Arquivos Eclesiásticos e Movimentos Populares, Cultura Material, Cultura Documental, Interdisciplinaridade em Arquivologia, Documento Cidadania e Direitos Humanos, Sofrimento Social, Psicologia Social, Psicologia analítica. Organizador do livro Cidadania, Movimentos Sociais e Religião: Abordagens contemporâneas.
Luciana Quillet Heymann

http://lattes.cnpq.br/7697379577056048

Bacharel e licenciada em História (UFRJ), mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ) e doutora em Sociologia (IUPERJ). De 1986 a 2018 integrou a equipe do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), onde atuou como pesquisadora em História, professora associada da Escola de Ciências Sociais e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC). No CPDOC, foi coordenadora do Setor de Documentação (1999-2002), do Programa de História Oral (2007-2011) e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (2012-2016), além de editora da revista Estudos Históricos (2012-2016). Desde 2012 é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Eleita vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral para o biênio 2016-2018. Desenvolve pesquisas no campo da história e da sociologia da memória, com especial atenção para os seguintes temas: arquivos pessoais, instituições de memória, políticas públicas de memória e usos do passado em contextos de luta por direitos.
Márcia Regina Romeiro Chuva

http://lattes.cnpq.br/9613240921309900

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense UFF (1998), com pós-doutorado na Universidade de Coimbra (2015), Márcia Chuva é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, instituição onde trabalhou entre 1985 e 2009. Seus estudos e as pesquisas que orienta voltam-se para as políticas públicas no campo da cultura e do patrimônio cultural no Brasil, políticas de patrimônio Mundial e para as relações entre patrimônio cultural e identidades em contextos póscoloniais. Dentre suas principais publicações, destaca-se o livro Os arquitetos da Memória (2ª ed. UFRJ, 2017), além de artigos em diferentes coletâneas e periódicos especializados.
Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro

http://lattes.cnpq.br/6030107788012096

Possui graduação em Museologia pelo Museu Histórico Nacional - atual Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1976) -, Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Ciência da Informação pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação. Atua no Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST/MCTI, onde desenvolve pesquisas relacionadas a processos de musealização e é docente permanente do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia - PPACT.
Margareth da Silva

http://lattes.cnpq.br/8896101082853685

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é membro Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. É autora do livro O arquivo e o lugar: custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos (2017). Tem experiência profissional em arquivos - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional, onde desenvolveu trabalhos acerca de documentos arquivísticos digitais.
Simone da Rocha Weitzel

http://lattes.cnpq.br/9686940788640111

Professora Associada III da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal Fluminense (1988). Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) onde leciona e orienta na Linha de Pesquisa Biblioteconomia, Cultura e Sociedade no Curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia. Lidera o Grupo de Pesquisa Espaços e Práticas Biblioteconômicas que estuda princípios e conceitos clássicos no ambiente contemporâneo. Desenvolve a pesquisa Em busca de uma abordagem histórica em desenvolvimento de coleções a partir das obras identificadas por Jacques-Charles Brunet. Atua nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação com ênfase em desenvolvimento de coleções, comunicação científica, repositórios digitais, e metodologia da pesquisa. Foi bolsista do Programa Pesquisador UNIRIO Produtividade em Pesquisa-PROPG (PQ-UNIRIO) e da FBN e recebeu auxílio APQ1 FAPERJ.