RELEASE
Em 2015, como parte das comemorações pelos 30 anos do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o MAST Colloquia apresenta o tema “30 anos de parcerias no MAST”, com palestras de profissionais ligados às principais instituições que realizaram projetos em conjunto com o Museu. A primeira será realizada no dia 25 de março e terá como tema a “Parceria do MAST com a UNIRIO”, história que será contada pelos palestrantes Profs. Drs. Tereza Schneiner (PPG PMUS) e Flávio Limoncic (PPGH). O evento terá entrada gratuita e será transmitido ao vivo no site da instituição.

No mesmo dia, às 16h30, haverá o lançamento dos livros "Scientific Instruments in the History of Science: Studies in transfer, use and preservation", de Marcus Granato e Marta Lourenço; "Ciências e Fronteiras", organizado por Priscila Faulhaber, Heloisa Bertol e Luiz Borges; "Ciência no Brasil Contemporâneo", organizado por Ana Lucia Villas Boas e Marta de Almeida; "Lei de acesso à informação: impacto e limites nos arquivos de ciência e tecnologia", organizado por Maria Celina Soares de Mello e Silva e Lucia Velloso; "Glossário de espécies e tipos documentais em arquivos de laboratório", organizado por Maria Celina Soares de Mello e Silva; e o e-book "Anais do III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T", de Marcus Granato e Marcio Rangel.

O ciclo anual de palestras MAST Colloquia é realizado desde 1996 e aborda temas ligados às áreas de pesquisa do Museu: o estudo da história das ciências e das tecnologias no Brasil ,Museologia e Patrimônio e preservação de acervos documentais e instrumentais de importância histórica. Durante os encontros, promovidos mensalmente, especialistas apresentam diferentes perspectivas em relação ao tema principal definido.

Entre 1996 e 2001, o ciclo foi focado na história das ciências com a finalidade de registrar depoimentos de cientistas sobre as práticas adotadas em diversas áreas do conhecimento. Os temas foram: Memórias da Astronomia (1996), Memórias da Matemática (1997), Memórias da Física (1998), História e Memória das Ciências (1999), Descobrimento do Brasil pelas Ciências (2000) e Política Científica Brasileira (2001).

Após um intervalo de um ano, o programa de palestras foi retomado em 2003, sendo organizado pela Coordenação de Museologia. Desde então, os eixos dos debates foram “Museu: Instituição de Pesquisa” (2003), “Discutindo Exposições: Conceito, Construção e Avaliação” (2004), “Conservação de Acervos” (2005 e 2006), “Documentação em Museus” (2007) e “Museu e Museologia: interfaces e perspectivas” (2008) e “O caráter político dos Museus” (2009).

A partir de 2010, o ciclo de palestras passou a ser organizado pela Coordenação de Documentação e Arquivo e os temas abordados foram: Segurança de Acervos (2010), “Explorando Acervos de Ciência e Tecnologia” (2011), “Preservação em Acervos de C&T” (2012), “Arquivos Pessoais: constituição, preservação e usos” (2013) e “Acervos de C&T: refletindo sobre gestão, preservação e ética” (2014).

Com o MAST Colloquia, o Museu de Astronomia procura abrir espaço para a troca de experiências entre profissionais de áreas relacionadas e permitir que alunos de graduação e pós-graduação possam usufruir desse contato. As palestras já resultaram na edição de 12 publicações, nas quais os colóquios foram mantidos na íntegra. O conjunto forma um fonte importante de pesquisa que contribui para o avanço do conhecimento histórico das ciências, em especial, no Brasil.

Rodrigo Pelot