:: Menu ::
Seleção
Oferta de Disciplinas
Editais
Eventos
Normas/Regulamentos
Links
Perguntas Frequentes
Contatos
:: Disciplinas Obrigatórias ::
História e divulgação da ciência
A disciplina tem como objetivo discutir criticamente com os alunos pesquisas e práticas relativas aos processos de produção, pesquisa e socialização de acervos de ciência e tecnologia. No que diz respeito à sua produção, os acervos de ciência e tecnologia são compreendidos a partir da perspectiva da pesquisa em história da ciência, como registros materiais de processos e práticas científicas do passado. Neste sentido, a disciplina deverá privilegiar uma abordagem historiográfica, procurando estabelecer um diálogo entre diferentes correntes teóricas da história da ciência, e um paralelo com as transformações que tiveram lugar na história social e cultural ao longo do século XX, com a ampliação da noção de fontes documentais. No que diz respeito à socialização de acervos considera-se o interesse que as coleções despertam no público não especializado, descobrindo os objetos das coleções como testemunhos da história cultural e natural. Os estudos sobre a relação do público com as exposições e atividades de divulgação permitem conhecer o comportamento dos visitantes nessas atividades auxiliando na produção dessas ações.
Carga Horária: 45
Bibliografia
Política e gestão da preservação
Políticas e programas de gestão da preservação de acervos. Planejamento, organização, direção e controle como funções básicas do gerenciamento. Conceitos básicos que norteiam uma política de preservação. Conceitos de documento, acervo, coleção. Evolução do conceito de patrimônio. Patrimônio natural, cultural, material, imaterial. Patrimônio histórico e artístico. Memória e patrimônio; patrimônio e identidade nacional. Preservação como conjunto de ações que objetivam retardar o processo de deterioração de um bem, envolvendo: conservação, guarda e acondicionamento, seleção e aquisição de acervos, processamento técnico, pesquisa, acesso, disseminação, treinamento/capacitação e segurança dos acervos. Preservação documental como condição para a gestão, acesso e difusão da informação. Significado e valores associados ao patrimônio: valores emocionais, valores culturais, valores de uso. Componentes básicos do planejamento para preservação: diagnóstico de preservação; análise e gerenciamento de risco; estabelecimento de prioridades e decisões de preservação; planos de prevenção e resposta a situações de emergência; projetos de captação de recursos.
Carga Horária:45
Créditos: 3
Bibliografia
História, teoria e ética da preservação
Trajetória histórica da preservação de bens culturais no Brasil: origem, princípios e conceitos estruturadores. Evolução dos conceitos de preservação e de conservação/restauração. Categorias de preservação. Teoria da Conservação: filosofias, teorias, terminologia. De Alois Riegl e Cesare Brandi a Jukka Jokilehto. As cartas patrimoniais: orientação para os critérios e métodos de intervenção. Documentos nacionais e internacionais. Papel da UNESCO, do ICCROM e de outras organizações. Preservação documental e o contexto brasileiro: políticas públicas federais de preservação. O IPHAN: de Mário de Andrade aos dias de hoje. Aloisio Magalhães e o Centro Nacional de Referência Cultural. Ética na preservação de bens culturais: requisitos básicos para atuação no campo da preservação e para o exercício da profissão de conservador-restaurador. Responsabilidades legais e profissionais. Códigos de ética. Análise crítica de princípios de intervenção tradicionalmente estabelecidos: autenticidade, reversibilidade, mínima intervenção, equilíbrio entre princípio estético e princípio histórico. Estudo de casos.
Carga Horária:45
Créditos: 3
Bibliografia
Seminário de projetos de pesquisa
A disciplina tem como objetivo a discussão dos projetos de pesquisa dos alunos e professores, abordando metodologia da pesquisa, revisão e atualização dos projetos, definição das orientações e estudos dirigidos.
Carga Horária:45
Créditos: 3
Bibliografia
Voltar Disciplinas
Rua General Bruce, 586 | Bairro Imperial de São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 | Tel. 21 3514-5200 | mast@mast.br