Cebola

Allium cepa Linneo, Família das liliaceas

Cebola

    História Natural. Hortaliça de raiz redonda que consta de várias capas, cascas ou túnicas que se cobrem umas às outras . Nasce em terra leve ou húmus e melhor em climas mais temperados, como o de Santa Catarina. A planta produz muitos talos ocos por dentro e, do meio, sai um grelo ou hastes que lança um ramalhete de florinhas brancas, e depois uma semente negra. O bulbo, formado de camadas superpostas, é recoberto por uma película amarela, vermelha ou branca.

    Análise Química. A Cebola contém óleo fixo e volátil, enxofre, ácido fosfórico, sais de cal e uma  matéria vegetoanimal.

   Propriedades. A Cebola é das hortaliças a mais antiga conhecida, a mais vulgarizada e cultivada em nossos dias quer como alimento, quer como condimento. Todas as suas partes deitam um cheiro forte que irrita os olhos e os faz lacrimejar. Existem países onde a Cebola torna-se o principal sustento dos habitantes. Come-se crua ou cozida. Crua e picada, entra com vinagre na composição dos molhos excitantes; cozida, mistura-se com infinitos adubos e guisados, ou extrai-se o suco calcinando-a ao fogo. Serve para dar ao caldo da sopa uma cor ambreada. Em medicina, emprega-se a Cebola branca para fazer um xarope peitoral juntando-lhe goma e açúcar candi. Os estômagos fracos não devem usar da Cebola crua, pois se ela abre a vontade de comer, causa sede e tira o fastio. Ela provoca flatos e desenvolve gazes, o que a torna indigesta. Muita gente do povo acredita que o suco tira os calos e a surdez, que purga a cabeça e o nariz e que, misturada com vinagre e arruda, sara a mordedura do cão, porém tantas virtudes são suspeitas. Pela cultura,conseguem-se muitas variedades do Allium cepa As mais conhecidas são as vermelhas e as brancas que chegam por  navios de Portugal e da Espanha.

 

Carregando...