Cebola alvarãa, Alvarãa marítima, Alvarãa reinol ou Scilla maritima, Scilla lusitanica, Família das asphodeleas
História Natural. As duas espécies são cultivadas para enfeitar jardins e são conhecidas dos curiosos. A mais interessante é a Scilla maritima ou Urginia scilla, que nasce no meio das praias arenosas. O bulbo apresenta-se avermelhado ou esbranquiçado, grosso, composto de tecidos carnudos e espessos. Folhas lanceolados, de cor verde escura, pontudas e canaliculadas; hastes cilíndricas; cachos multiflores; pedicelos delgados; brácteas lineares; flores de cor branca; sepalos oblongos; estames curtos; anteras de cor amarela verde; cápsula elíptica, arruivada e polisperma; sementes denegridas e reticuladas.
Análise Química. As várias espécies Scilla encerram, segundo as análises de Vogel e de Tilloy, goma, tamino, scillitina, citrato de cal, matéria açucarada e fibra lenhosa.
Propriedades. O bulbo possui um sabor acre e amargoso, obra como emético em alta dose, porém, em doses refratas e pequenas, torna-se um poderoso diurético e expectorante. Também muitos práticos a recomendam nas afecções catarrais. Toma-se em cozimento ou feita em xarope.