Abrolho

Cardão estrellado da Bahia, Calcitrapa mellata de Lamarck, Syngenesia Polygamia de Linneo

Abrolho

  Caracteres Botânicos. Raiz comprida, ramosa, guarnecida de fios, embranquecida; erva de haste frondosa com ângulos e folhas estreitas, e com divisões lineares.

   História Natural. Planta oriunda da Europa, encontrada na Bahia e no sul do Brasil. Não se deve confundi-la com o Cardão Santo (ver Cardão Santo).

   Análise Química. Este vegetal contém, segundo Mr. Figuier, uma matéria resinosa que forma uma substância azotea, goma, matéria verde colorante, porção de ácido acético, vários sais de potassa e cal.

   Propriedades. O Abrolho é muito diurético; empregam-se a raiz, a erva e a semente. Esta última é suculenta e de sabor amargoso. Usa-se uma onça de Abrolho com duas libras de água para infusão (ver Jourdan Pharmacopeé Universelle, t.1) e dá-se o extrato em pílulas ou pastilhas. Prepara-se com aguardente e sumo de Abrolho um colírio resolutivo. O sumo das folhas é usado para curar febres intermitentes, dando-se quatro a seis onças da infusão enquanto permanecer o período de frio. O professor Gillibert dava o extrato de Abrolho em pílulas, seis por dia, para debelar as febres terçãs, as intermitentes rebeldes.

 

Carregando...