Beringela

Solanum ovigerum Dunal, Brinjela, Belingela de Pison, Melongena, Solanum pomiferum, Família das solaneas

Beringela

  História Natural. Folhas ovoides, pedunculaos pendentes, cálices com espinhos, fruto, bago redondo glabro em duas divisões, contendo cada uma sementes arredondadas dentro da polpa. A semelhança do fruto com um ovo de galinha fez lhe dar o nome de Melongena. O fruto é cilíndrico, glabro, reluzente, cuja pele apresenta-se de cor violácea, branca ou amarelada, segundo os vários graus de madureza. A Berinjela é alimento conhecido no uso doméstico. Quando o fruto está maduro serve-se cozido, assado e recheado, segundo o gosto de quem o come.

  Análise Química. O ácido gálico * na Berinjela, encontra-se uma matéria amarga nauseabunda solúvel dentro do álcool. O seu suco é narcótico.

 Propriedade. Limita-se o seu emprego medicinal ao uso externo para cataplasmas anódinos e emolientes nos casos de flegmasias cutâneas, queimaduras e hemorróidas. O suco deitado dentro da boca sobre os dentes, no caso de odontalgia ou no caso de otite, acalma as dores agudas. As folhas e o fruto servem igualmente para compor as cataplasmas.

 

Carregando...