Badamiseira

Terminalia catappa Linneo, Família das combretaceas

Badamiseira

      História Natural. As combretaceas pertencem exclusivamente aos trópicos e nada temos que as desejar de outros países. Além de várias terminálias como Mirindibá, Jundiaíba e Guarajuba, que fornecem boa madeira de construção, acha-se cultivada no Pará. Vinda naturalmente de Cayena, a Terminalia catappa das Índias Orientais é árvore majestosa. Na mesma província, encontra-se a Terminalia argentea de Martius, que fornece uma goma resinosa, semelhante à goma guta, a qual purga na dose de 12 grãos em pílulas ou emulsão (Journal de Chimie, t.3, p.548). A Badamiseira ou Amendoeira da Índia é alta, copada e de belo porte, de forma piramidal e pode comparar-se pela direção de seus ramos apalmados ao Cedro do Líbano. Ela compraz em terrenos arenosos. Sua madeira é branca e muito dura, a casca é lisa, cinzenta por fora, vermelha por dentro, as folhas são ovóidas, largas em cima e redondas com uma ponta breve, denteadas nas orlas, verdes e lisas por cima, felpudas e verde amareladas por baixo, sustentadas por pedúnculos curtos, felpudos e avermelhados. São dispostas em rosetas e verticilos. As flores são pequenas, sem cheiro, de cor verde branca e dispostas em cachos singelos que nascem entre as folhas. Cada flor é quase séssil e nasce dentro da axila de uma pequena e pontuda bráctea oval, côncava e caduca. Os pedúnculos comuns que formam os cachos não são tão compridos como as folhas. As frutas apresentam uma coca elíptica, comprimida, tendo a forma de um baxel, avermelhada quando se torna madura. A coca encerra um caroço oblongo, muito duro, de septo único, que contém uma amendoa branca, cujo sabor equivale ao das avelãs.

        Análise Química. As amêndoas fornecem um óleo gordurento que nunca se torna rançoso, goma, açúcar cristalizável, albumina e água.

       Propriedades. Diversos usos medicinais são postos em prática entre os naturais do país para curar as cólicas e as dores de cabeça com emulsão e xarope de Badamiseira, aproveitando-se o leite das amêndoas. O mesmo misturado com o suco das folhas tempera a lepra, a impingens bravas e outras moléstias de pele. Prescreve-se o banho geral feito com o cozimento de folhas como excelente sedativo no caso de dores gerais ou de flegmasia de qualquer entranha do baixo ventre. Em Cayena, o xarope ou orjatá feito com as amêndoas é muito vulgarizado. Cultiva-se a Badamiseira como um ornamento vegetal, pois a cabeça coroa-se de uma pirâmide regular, enquanto os ramos se estendem em uma distância extraordinária. A madeira branca, dura e quase incorruptível é procurada para qualquer construção náutica ou para edifícios residenciais. Na Índia, obtém-se três colheitas de frutas por ano, e o óleo tem uma grande extração para usos econômicos.

 

 

Carregando...