Raiz de Lagarto

Raiz de tecié, Raiz de cobra, Jalapão, Jatropha opifera, Adenoropium opiferum Martius, Jatropha lacerti Manso, Adenoropium ellipticum Pohl, Família das euphorbiaceas

Raiz de Lagarto

       História Natural. As flores de ambos os sexos têm cálices campanulados, partidos em cinco partes com as lacínias assoveladas. A corola é também campanulada com limbo patente, partido em cinco lacínias obtusas; as partes sexuais estendidas até o exterior; são brancas por fora e por dentro ruivas, fixando para carmesim no centro de cada lacínia; estão postas em pequenos corimbos nas extremidades da planta. A flor masculina tem 8 a 10 estames, coadunados pela base, terminados por uma antera sem articulação, desiguais entre si. A flor feminina tem as lacínias do cálice guarnecidas de pelos com a cabeça igual a um alfinete; sobre o gérmen, que é oblongo, estão três estiletes com estigmas partidos em duas partes grossas e abertas desigualmente. A cápsula é de 3 lojas, cada uma contendo uma semente oblonga, envolta em um arilo; a semente tem  toda a semenlhança com o rícino, porém é de um tamanho muito menor. Levanta-se um caule como o das ervas quando espigão, da grossura de 2 ou 3 linhas de diâmetro, altura de 2 ou 3 palmos, verde claro, em algumas partes manchado de vermelho terra, com as folhas desiguais, alternadas, de um palmo, meio ovadas, compridas e assacaladas para a extremidade, macias, verde claro, com limbo superior cheio de pontos muito míudos e o inferior esbranquiçado, cuja substância parece coberta de espuma muito fina; o pecíolo é muito curto com uma estípula axilar dividida em forma de alfinetes. Esses pelos com cabeça bordam toda a margem das folhas. A raiz consta de um corpo de quatro polegadas de diâmetro aproximadamente, de onde saem poucos ramos fusiformes, que lhe dão o aspecto de um corpo humano, coberto de uma epiderme gretada de cor ocre e todo o interior tem o rudimento de camadas lígneas, porém macio ao corte, alguma coisa amigdalácea e empregando um suco resinoso quase púrpuro com o aroma de sassafrás (Revista Fluminense). A Raiz de lagarto encontra-se nas províncias de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, em várias partes do Brasil da latitude de 20 graus para o norte; nasce em campos cobertos, terreno seco ferruginoso, de dois mil pés acima do nível do mar. Ela é suscetível de cultura e pode ocupar distinto lugar na matéria médica brasileira.

    Análise Química. Matéria butirosa, extrato amargo, que o ferro precipita de cor verde, matéria que colora em vermelho, mucilagem, amiláceo, malato de cal, ácido málico; as cinzas dão carbonato e silicato de cal (ver Journal de Chimie Médicale, t.3, p.501).

   Propriedades. Esta planta contém nas sementes um óleo com as propriedades do Pinhão (Jatropha curcas). Pretende-se que os lagartos mordidos vão comer suas folhas, com que se tornam vigorosos para novos combates contra as cobras. O certo é que em toda a planta abunda uma seiva resinosa com qualidades sensíveis que abonam a pressuposição deste instinto. Os indígenas o têm por específico e contra venenos de cobras, cuja origem tem muito crédito a este respeito. Os curandeiros e feiticeiros têm em muito segredo a raiz, que aplicam acompanhada de superstições, para expelir os malefícios, isto é, como catártica. Esta raiz foi empregada no Hospital da Misericórdia de Cuiabá, em casos de amenorreia na dose de 2 escrópulos, termo médio, e obra sempre como catártica suave e com proveito. Além disso, foi usada muitas vezes como alterante, algumas vezes ativada com mercúrio e aproveitou nos estrumas, escrófulas,  hepatites crônicas e reumatismos. Tem a vantagem de não ter sabor repugnante e acomodar-se bem no estômago, provavelmente pela natural combinação do princípio aromático com o catártico, propriedade que talvez não se conheça em agentes deste uso (Revista Médica Fluminense, setembro de 1835, p.40). Usa-se a raiz em substância ou em extrato aquoso, na dose de 1 ou 2 escrópulos deste, e dois escrópulos a uma oitava daquela no caso de hidropisias, reumatismos, amenorreias e envenenamentos por picadas de cobras. A dose do extrato preparado a frio é de meia dracma.

 

Carregando...