Quitocó

Pluchea quitoc De Candolle, Caculucage em Minas, Tribo das vernonias, Família das synanthereas

Quitocó

   História Natural. Henri de Cassini estabeleceu o gênero Pluchea: invólucro quase hemisférico; folíolos oblongos, lanceolados quase membranosos com nervura única; receptáculo plano e nu; calathido, quase globuloso; o disco é composto de pequeno número de flores masculinas pelo aborto do ovário, com corola regular guarnecida de glândulas sobre a face externa, com anteras, fornecidas na sua base com apêndices compridas. As flores fêmeas são dispostas em numerosas fileiras com corola comprida fitiforme tubulosa com três pequenos dentes. Ovário oblongo delgado, quase cilíndrico, com pequenos roletes na sua base, superado por um penacho branco, longo, composto de pelos finos, desiguais e ligeiramente plumosos.

   Análise Química. O suco de Pluchea quitoc do mesmo modo que o Pluchea odorata na época da florescência produz cera resinosa, matéria extrativa com malato de potassa, extrativo gomoso, princípio colorante, porção de albumina, substância glutinosa na fécula verde e um pouco de nitrato de potassa.

   Propriedades. Erva de cheiro agradável, reputada em infusão como excelente antiespasmódico e carminativo; administra-se o decocto das folhas em banho anti-histérico. Pode-se tirar partido da mesma para fomentar as partes paralisadas e curar as feridas provenientes de mordeduras de cobra.

Carregando...