Queimadeira

Jatropha herbacea Linneo, Pinha, Pino, Cnidoscolus marcgravii Pohl, Família das euphorbiaceas

Queimadeira

    História Natural. O gênero Cnidoscolus criado pelo botanista austríaco Pohl, compreende plantas herbáceas do Brasil guarnecidas de pelos firmes e muitas vezes picantes. As folhas são singelas, algumas vezes divididas, quase sempre irritantes quando são apalpadas. As flores são brancas, reunidas em ponta; os frutos, irritantes. As flores machas têm uma corola hipocrateriforme ou campânulo-tubulosa, de dez a quinze estames; as exteriores são livres; as interiores, soldadas; cinco pequenas glândulas para o nectário; flores fêmeas; corola dividida até a base, em cinco partes, três estilos ramosos, bífidos, com estigmas singelos; cápsula ovada ou elíptica, obtusa ou um pouco aguda em cima, stimuloso-hispido com três cocas; cálice nulo em todas (Pohl). A Queimadeira é uma das euforbiáceas que menos cresce em altura, e talvez a única cuja haste seja herbácea. A haste é direita, delgada, cilíndrica, esverdeada, singela na parte inferior, um pouco ramosa superiormente guarnecida de pelos direitos, picantes como os do Jatropha urens, porém menos abundantes e queimando ligeiramente quando se apalpam. As folhas são pecioladas, alternas, chanfradas na base, partidas em três lobos um pouco pontudos. As flores nascem no lugar oposto das folhas em ramalhetes umbeliformes, sustentados sobre pedúnculos um pouco mais compridos que os pecíolos e guarnecidos nas suas divisões de pequenas brácteas caducas. O fruto é como as outras partes da planta, coberto de pelos urentes e picantes.

    Análise Química. Do mesmo modo que o Jatropha urens, o óleo que se extrai das sementes contém um princípio acre e purgativo, o qual abunda ainda mais no suco leitoso da haste e do invólucro das sementes. Este princípio resinoso é o Euphorbium. O suco da  Jatropha herbacea se estende sobre a água e sobre o mercúrio. Segundo a ação do éter e dos óleos essenciais, é suscetível dar uma espécie de tinta simpática.

   Propriedades. Além da virtude purgativa do suco leitoso, a planta toda pisada e aplicada em massa, é aproveitada nos casos de tumores carbunculosos. Esfregando-a nas manchas da pele, cura-as (Patriota, Mapa das plantas do Brasil). A urticária proveniente dos pelos picantes da planta pode facilmente substituir a ação de queimar dos vesicatórios e ser muito útil em certas ocorrências mórbidas.

Carregando...