Quassia amarga

Quassia amara Linneo, Quina da Bahia, Família das rutáceas

Quassia amarga

     História Natural. Árvore proveniente de Caiena e cultivada nos quintais da Bahia de onde lhe veio o nome de Quina da Bahia, por ser de uso vulgar. O negro quassi que vivia em Suriname fez conhecer as propriedades medicinais da raiz da árvore a seu senhor Carlos Gustavo D’Alberg, oficial da milícia holandesa, em gratidão por seu bom modo de o tratar, confessa que em segredo servia-se dela como o melhor remédio contra as febres perniciosas. D’Alberg comunicou a descoberta a Linneo que sobre o assunto publicou uma dissertação impressa no sexto tomo das Aminthades acadêmicas. Árvore grande de folhas pecioladas, obovais, lanceoladas, glabras, acuminadas e inteiras; pecíolo comum alado, articulado na inserção dos folíolos. Flores grandes, vermelhas, subunilaterais, dispostas em cachos simples ou ramosos e encimados. Pedicelos bibracteolados; bractéolas lineares; sépalos ovais; corola grande; pétalos oblongos, quase obtusos. Ginóforo carnoso, engrossado, excedendo o cálice. Drupa oval e obtusa.

      Análise Química. Nenhuma substância vegetal possui um melhor princípio amargo que a casca e a raiz da Quassia. A análise da raiz apresenta vestígios de óleo volátil, princípio amargo, goma, fibra lenhosa, oxalato tartatre, sulfato e hidroclorato de cal (Morin, Journal de Pharmacie, t.8). Mr. Winckler descobriu o princípio cristalizável chamado quassina, pouco solúvel dentro da água. Mais solúvel com álcool e com éter, que se derrete pela ação do calor, composta de C30 H12 O6.

     Propriedades. Linneo assevera que a raiz é a parte que se deve preferir ao tronco e aos ramos para emprego medicinal. O consumo da Quassia é muito grande, sobretudo porque os fabricantes de cerveja o empregam em vez do lúpulo. A cultura da Quassia, segundo Sweet, é proveitosa quando se escolhe uma terra argilosa e um pouco arenosa, onde se planta a estaca que pega com facilidade. A raiz de Quassia, que se acha nos mercados, tem a forma de pauzinhos cilíndricos, cobertos de uma casca úmida, delgada, ligeira, amarga, esbranquiçada e malhada de cor de cinza, * aderente à madeira de textura fina, de cor branca amarelada, muito amarga e sem cheiro. A solução da raiz de Quassia com água fria basta para ser administrada nos casos de febres intermitentes graves ou de debilidade gástrica. Linneo a recomendava por ser um poderoso remédio contra a gota. Costuma-se receitar uma oitava por meia libra de água em infusão fria. Administra-se igualmente o extrato em pílulas. O vinho, a tintura, os pós são hoje quase abandonados.

 

Carregando...