Orelha de rato

Vandellia diffusa Linneo, Caa-ataya Pison, Douradinha (Pará e Maranhão), Mata cana (Bahia), Herva ou Purga de João Paes (Minas), Memadio arenaria Humboldt, Família das escropularias

Orelha de rato

    História Natural. Planta herbácea da Didynamia Angiospermia Linneo, de cálice persistente com quatro divisões, a superior bífida, corola tubulosa, quatro estames didínamos com antenas reunidas em pares, ovário superado de estilete único, e dois estigmas, cápsula unilocular polisperma. Asseveram os botânicos que a planta assemelha-se a Veronica serpyllifolia. Ela nasce em várias regiões do Sul América. Vahl a descreve nas suas Eclogue americanea. Lê-se outra descrição do Doutor *arcoch nas transações da Sociedade Médico-Botânica de Londres, 1º Caderno. Pison deu o nome Caa-ataya  a uma pequena planta que se julga ser uma Gratiola. O nome da Douradinha, consagrada pelo uso nas províncias do Norte, não pertence a esta planta; reserva-se para designar especificamente a Waltheria douradinha de A. St´Hilaire. A Orelha de rato tem raízes pequenas e vastas; a haste é delgada, ramosa e um pouco pubescente, guarnecida de folhas opostas, ovadas e um tanto redondas. As flores são axilares e solitárias em cima de pedúnculos curtos, alternos e singelos.

   Análise Química. A planta encerra goma, malato de cal e uma resina solúvel na água e no álcool.

  Propriedades. Segundo Martius, a Vandellia diffusa é amargosa, mucilaginosa e purgativa e pode bem substituir a Gratiola officinalis. Pison a reputava emenagoga e diurética, e o Marcgrave assim se exprime a respeito “hoec planta contusa cocta in aqua, ac pota purga gregis por superiora et inferiora”, l.1. cap. 15. O suco desta planta na dose de uma oitava dissolvida em um veículo purga muito bem (Pison). O doutor  * diz que ela é emética e que se emprega em cozimento nas febres contínuas e intermitentes, assim como nas  moléstias de fígado. O Conde de Stanhope acredita que ela poderia substituir como remédio purgativo as preparações mercuriais cujo emprego é muitas vezes perigoso. É a Vandellia diffusa que fornece o remédio chamado Painerada nas Guianas.

Carregando...