História Natural. Planta herbácea oriunda da Inglaterra, cultivada nos jardins das principais cidades do Império e nascendo bem em lugares úmidos. Planta-se de galho ou vem de semente, dura mais de 1 ano e não tem tempo certo para ser plantada, requer terra fofa, bem estrumada e regada, livre do sol forte. Existem variedades de ortelão que diferem pelo aroma e pela forma das folhas. O caracter principal do gênero Mentha é de possuir um talo quadrado. A espécie Mentha piperitas tem a raiz estolonífera, os talos ramosos, altos de 1 a 3 pés, folhas lanceoladas, pontudas, glabras ou peludas, fascículos pedonculadas, cálice campanulado, corola avermelhada, pequena. Estames inclusos.
Análise Química. A planta contém óleo essencial, tanino, mucilagem; a essência existe na proporção de 3 por 100, ela contém cânfora e um princípio particular chamado stearopteno.
Propriedades. O Ortelão pimenta é um estimulante difusível, um poderoso antiespamódico tomado em chá. As folhas servem para aromatizar os caldos de galinha, a sopa e várias iguarias. A infusão tomada em jejum é excelente remédio contra os vermes. A essência serve para dar aroma aos confeitos, aos licores, aos sabonetes, e a vários medicamentos. As pastilhas de Ortelão pimenta refrigeram o paladar e modifica o mau hálito da boca.