Caroba

Caroba de Pison, Jacaranda procera Sprengel, Bignonia copaia Aublet, Bignonia coerulea Linneo, Kordelestris syphilitica Arruda, Família das bignoniaceas

Caroba

    História Natural. Chamam a árvore que Pison e Marcgrave descobriram de Arbor siliquosa brasiliensis. É alta de quarenta a sessenta pés, sobre dois de diâmetro. Trata-se da mesma que vem descrita na Encyclopédia Moderna Francesa, p. 425, e que chamam de Bignonia brasiliana, cuja única diferença da Bignonia copaia Aublet é apresentar flores amarelas em vez de azuladas e ter as cápsulas sinuosas. A Bignonia coerulea de Linneo é a Bignonia antisyphilitica de Martius; ela tem caule o arbóreo; as folhas inferiores dobradas e pimadas, as superiores digitadas e quinadas; os folíolos glabros e ovados tendo uma longa ponta; os panículos das flores masculinas forquilhosos; cálice inflado; baga linear e plana;  a madeira é branca; a casca cinzenta e as sementes achatadas.

    Análise Química. Sabe-se unicamente que as duas espécies de Bignonia que recebem o nome vulgar de Caroba, a Bignonia copaia e a Bignonia brasiliana, possuem porção grande de tanino e uma resina ainda pouco conhecida. Esses princípios adstringente e resinoso existem mais nas folhas do que  na casca do tronco e das raízes. O princípio amargo precipita-se pelo ferro toma a cor do acetato de chumbo e parece uma geleia animal.

    Propriedades. A casca dos ramos menores é considerada como o mais poderoso do remédios contra os tumores venéreos  A casca e as folhas das Carobas que abundam nos morros nus e estéreis do Brasil reputam-se substâncias purgativas. A Caroba, diz Vicente Gomes da Silva, goza da reputação de curar as boubas. Aplica-se exteriormente sobre as úlceras boubaticas e dão-se banhos do cozimento. Fazem-se para o uso interno as seguintes preparações: “cozimento simples de Caroba, feito de folhas de Caroba dois manipelos, água de fonte duas libras. A dose é de quatro a seis onças para se beber sobre a massa antiboubática feita com oito onças de Caroba em pós. Calomelanos duas oitavas. Xarope que baste para formar uma massa macia antiboubática composta, faz-se com Caroba em pó quatro onças, salsaparrilha duas onças, jalapa quatro oitavas, calomelanus uma oitava; xarope que baste para formar uma massa. A dose de duas outras colheres que o enfermo tomará de manhã, bebendo sobre ela o cozimento da  mesma por espaço de nove ou dez dias, quando o mesmo não é inveterado. Neste último caso, é necessário * mais dilatada  o curativo (Manuscrito de 1800), é mesmo tratamento que  o cirurgião João Alves Carneiro aconselhava por haver sido muito feliz com ele na sua longa clínica; acrescentava unicamente pílulas de cicuta em alguns caso e, segundo o caráter das três espécies de boubas de que fala a sua Memória (ver Memória Sobre as Boubas). O sumo das folhas e os pós servem igualmente para secar as boubas. A indústria utiliza a madeira da Caroba; do tronco, serram-se tabuados e se fazem canoas para o interior dos rios.

 

Carregando...