Caninana

Raiz preta, Chiococca densifolia Martius, Família das rubiaceas

Caninana

    História Natural. Nos manuscritos do Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, existe uma memória sobre as virtudes da Caninana, nome que ele refere à Raiz preta ou Chiococcca densifolia. “Esta espécie não tem sabor tão amargo como a espécie chamada vulgarmente fedorenta ou Chiococca anguifuga Martius. A Caninana tem as folhas ovadas subcordiformes; estípulas um tanto pontudas. Cachos singelos ou paniculados e multiflores. Dentes calicinais mais breves que a corola, filetes barbudos (de Candolle Prod).

    Análise Química. Esta espécie fornece maior porção de princípio colorante amarelo do que as outras, a casca internamente apresenta uma cor de laranja vermelha e a madeira do arbusto é também de cor amarelada, tendo o epiderme de cor cinza escuro. Aliás, contém os mesmos elementos que as outras espécies. 

    Propriedades. A Caninana tem propriedade emética drástica. Desde muito tempo, é receitada nas províncias do Brasil como meio acertado de curar a hidropisia: “a raiz de sabor amargo, acre e cheiro nauseoso", diz o Patriota, junho de 1814, "é estimulante e um poderoso urinário”. Todavia, a sua maior reputação provém dos curativos obtidos por vários facultativos que a empregam contra a sífilis. Foi como um poderoso antivenéreo que o Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira a recomendou. O botânico Manso a reputa essencialmente drástica, dizendo que sua experiência é de todo conforme o que diz o Patriota. Ele acrescenta que a Chiococca densifolia cresce em moitas de muitos indivíduos pelos campos. O modo de administração regula-se como a da Cainca.

 

Carregando...