Maxixe

Cucumis anguria Linneo, Anguria americana Tournefort, Pepinho do mato, Família das cucurbitaceas

Maxixe

    História Natural. Esta planta silvestre tem as hastes angulosas e híspidas. Diz o Sloane que eles alcançam de seis até mais de comprimento. As folhas são pecioladas, palmadas profundamente sinuosas e ásperas ao apalpar. As flores são amarelas, axilares, pequenas como a da bryonia. As fêmeas sucedem frutas ovoidas, esbranquiçadas, e guarnecidas de pequenas pontas spinuliformes (Encycl. Meth.)

    Análise Química. O pericarpo contém oitenta e cinco partes de água e muita matéria semelhante à fungina. Segundo Virey, que fez a análise do Pepinho da Europa, encontra-se no Pepinho do mato porção de clorofila, açúcar, matéria extrativa, albumina solúvel, fosfato de cal, mucilagem com ácido fosfórico livre, sal amoniacal, malato, fosfato e sulfato de potassa, fosfato de cal de ferro e muita água. Segundo Descourlitz, três libras, duas onças de extrato se conseguem tirar de cento e dezessete libras de Pepinho do mato.

    Propriedades. Comestível vulgar no Brasil e a cada dia misturado com a carne cozida em nossas mesas; os pomos verdes dão um ácido aquoso que tem uma virtude refrigerante, esculenta e antiescorbútica. Empregam-se as sementes em emulsão para moderar o movimento acelerado do sangue, nos casos de disenteria, de nefrites ou de inflamação das vias urinárias. O cozimento de maxixes é bom para clisteres emolientes nos ataques de irritação hemorroidal. Na Índia, segundo Rheede, administra-se o mesmo cozimento nas afecções graves dos órgãos da respiração e dizem que o suco dos pomos verdes misturados com o óleo de gergelim é remédio usado contra os ataques de sufocação. Os Maxixes são de uso vulgar para os adubos e guisados e figuram como substâncias comestíveis em muitas iguarias de nossas mesas. É bom avisar os que deles fazem uso ou queiram usá-los para não os confundir com os pomos verdes das Datura stramonium, os quais, sendo do mesmo tamanho porém de uma cor mais verde, são guarnecidos de espinhos salientes e mais pontudos. Ocorreu na casa de um membro do Tribunal Supremo de Justiça: o envenenamento de uma dúzia de pessoas por engano involuntário da cozinheira que acomodou os pomos verdes de daturas em vez de maxixes. Acudido a tempo, o envenenamento não teve consequências funestas.

Carregando...