Loco

Caapomonga, Caajandiwap Pison, Dentelaria trepadeira, Erva do diabo, Plumbago Scandens, Família das plumbagineas

Loco

    História Natural. Caule sarmentoso, tronco herbáceo, cilíndrico, estriado, folhas pecioladas, ovadas, pontudas, glabras. As flores são brancas, rentes, em espiga terminal. Já as flores das outras dentelarias são purpúreas ou azuladas. O cálice é formado de pontas gelatinosas que sustentam glândulas viscosas. As pontas crescem e tornam-se rígidas depois da florescência de tal modo que o cálice é eriçado como as frutas da triumfeta. O pistilo torna-se uma fruta mole, cheia de sementes, a túnica das sementes é oblonga e tão frouxa que se assemelha a uma cápsula.

    Análise Química. O sabor acre e cáustico das folhas e sobretudo da raiz provém da presença de um óleo etéreo e de uma matéria de cor amarela, que cristaliza, sem caráter de ácido, nem de alcalino e dá um sabor que queima a língua. É a plombagina descoberta por Dulong.

    Propriedades. A mastigação da folha provoca farta salivação, ardência do interior da boca e dores agudas de estômago. O suco é cáustico e provoca inflamações agudas de estômago e do tubo intestinal. A virtude da planta é muito ativa como vesicante, aplicada exteriormente; as folhas detergem as úlceras inveteradas. O óleo de  Dentelaria é excelente e pronto remédio para curar a sarnas, porém convém receitá-lo quando a moléstia principia a declinar. Bastam quatro ou cinco fricções sobre as partes sarnosas. Nas dores de ouvido, a raiz contusa, posta externamente sobre a região mastoide, é muitas vezes proveitosa. O suco ingerido é aperiente; os índios curam a pituita e as obstruções de fígado e enfartos de glândulas de baço dando o mesmo em doses pequenas, quatro vezes por dia. Também se usa em banhos e lavagens; os clisteres são purgativos, segundo Pison. Pouppée Desportes resolvia os tumores sinosos com repetidos cataplasmas das folhas e raízes, pois em todas as partes da planta domina o príncípio ativo da plombagina. Prepara-se o óleo com três onças de raízes para  uma libra de azeite doce. Faz-se o unguento misturando o suco da planta com suco de limão verde e pedra ume calcinada. É o melhor detersivo das chagas velhas e úlceras que acometem as pernas dos africanos.

 

Carregando...