Jeticucu

Jiticucu, Jetucu, Mechoacan alba Pison, Jachuache, Convolvulus mechoacan, Operculina turpethum Manso, Vitman, Piptostegia pisonis Martius, Família das convolvulaceas

Jeticucu

    História Natural. Pison e Marcgrave descreveram uma planta que não o Mechoacan do México. A raiz é grossa, esbranquecida, inodora, de sabor acre, talos volúveis, angulosos, guarnecido de folhas cordiformes, flores de cor branca rósea por fora, purpúras por dentro. As sementes são denegridas, triangulares, do tamanho de uma ervilha. A epiderme da raiz é  cinzenta e rugosa. O Dr. Manso pensa que o  Jeticucu é outra planta daquela que Pison e Marcgrave descreveram. No entanto, parece certo que ela pouco difere da Batata de purga ou Piptostegia operculata de Martius ou que talvez seja o Convolvulus hederacei de Godoy.

     Análise Química. Buchner diz que em mil partes de fécula há 948 de amido, 40 de resina drástica e 12 de extrato fusco.

     Propriedades. A raiz tuberosa é drástica. Pison a recomendava na dose de uma oitava para crianças e de duas ou três para os adultos. A sua ação purgativa não é tão ativa como a da Jalapa. Os pretos fazem uma cavidade na raiz onde depositam aguardente. Passado certo tempo, bebem para se purgar.

 

Carregando...