Erva de São Caetano

Momordica charantia Linneo, Família das cucurbitaceas

Erva de São Caetano

  História Natural. Planta rasteira, delicada, com muita semelhança com a melancieira; oriunda da África de onde foi transplantada da costa de Guiné para a Bahia e outras províncias. Por haver sido plantada junto a uma capela de São Caetano, tomou dele a denominação. O fruto é uma forma de maxixe que, depois de maduro, toma cor amarela, abre-se em três porções e deixa ver umas poucas de pevides semelhantes às das romãs. É alimento de todos os pássaros, que a propagam por toda parte. Os talos da Momordica Charantia são herbáceos e sarmentosos, ligeiramente pubescentes. As folhas são alternas, pecioladas, codiformes, palmadas e repartidas em cinco ou sete lóbulos desiguais. As flores são axilares, pequenas sem cheiro, amarelas, levantadas sobre pedúnculos delgados. O cálice é repartido em cinco partes ovadas, agudas nas flores machas, e lanceolados nas flores fêmeas. Ovário oblongo, cilíndrico, esverdeado e que se torna cor de açafrão quando  maduro, e mesmo avermelhado. A sua polpa é doce, mole, amarela e comestível. As sementes saem lateralmente da extremidade do fruto, são tuberculosas, achatadas e cobertas de um tecido vermelho

  Análise Química. O fruto verde dá clorofila, açúcar e matéria extrativa, uma porção membranosa análoga a fungina, fosfato de cal, albumina solúvel, mucilagem com ácido fosfórico livre, hidroclorato de potassa; fosfato de cal e ferro.

   Propriedades. A Erva de São Caetano é virtuosa para vários remédios. O seu cozimento convém no tratamento da amenorreia e das cólicas verminosas. Também se administra nos casos de tardarem os lochios. Os curandeiros se servem da planta para quem tem cravos, fazendo-se uma rodilha das folhas e deitando sobre um tijolo muito quente e pondo-se o pé em cima até ficar bem escaldado, recebendo o suco nas rachaduras que os cravos fazem. Os frutos conservados em azeite são excelentes como tópicos nos casos de hemorroidas ou de prolapso do ânus. As folhas conservam um sabor acre e amargoso, o seu cozimento serve para curar as úlceras de mau caráter em banhos resolutivos. A planta aumenta o efeito do sabão pelo uso ordinário na lavagem de roupa; e foi com este intuito que foi transplantada da África. O nome Erva de São Caetano dá-se na província do Maranhão a outra espécie de erva, a qual prejudica muito a cultura dos algodoeiros. Segundo o que referem os Sr. * e Martius. Esta cucurbitácea é espécie nova, porém o A. St´Hilaire reconhece a Erva de São Caetano, não sendo a mesma que se encontra no sul do Brasil e que acabamos de descrever, assemelha-se inteiramente à Momordica senegalensis de Lamarck.

 

Carregando...