Cutubea

Cutubea densiflora Martius, Família das gencianas

Cutubea

    História Natural. Planta anual, alta de alguns pés, raiz fibrosa e ramosa, talo direito, folhas opostas e ternadas, semi-amplexicaules, pontudas, inteiras, moles e um pouco carnudas de três polegadas de comprimento sobre um de largura. O gênero ao qual pertence a Cutubea densiflora de Martius tem um calice monofilo, com quatro divisões, agudas corola monopétala, quatro estames, anteras sagitadas, ovário superior oblongo. O fruto é uma cápsula ovóida e unilocular, contendo sementes miúdas.

     Análise Química. O suco tirado da planta fresca contém um princípio amargo, matéria  que o tanino precipita, goma escura, fécula verde, malato e acetato de potassa e água.

    Propriedades. Planta amarga, utilizada para desafiar a mestruação atrasada, para desfazer os enfartos de fígado e de baço e sanar as péssimas digestões. Obtém-se dela extrato, óleo essencial e água destilada aromática. Suas folhas são usadas para se fazer um chá e, pisadas com vinagre, resultam em uma boa cataplasma para resolver tumores glandulosos indolentes.

 

Carregando...