Cipó de mil homens

Papo de peru Arruda, Aristolochia grandiflora Bernardino Gomes, Aristolochia ringens Swartz, Família das aristolochieas

Cipó de mil homens

    História Natural. Planta vulgar no Rio de Janeiro, de raiz lenhosa, reptante, de seis polegadas e mais de grossura, com a casca corticosa, fosca por fora, açafroada por dentro, lenho flexível e açafroado com sabor amargo, e cheiro de arruda, tanto no lenho como na casca. Caule arbustivo, trepador, sarmentoso, na parte que junto à base jaz sobre a terra para a base pouco mais delgado que a raiz, e no mais inteiramente semelhante a esta. Ramos muito compridos, os primeiros têm para a base uma casca corticosa, no resto a casa é verde e lisa, os novissimos são encaracolados e axilares. As folhas são semicordiformes, trinervosas, venosas, lisas e verdes claras por cima, verdes alvadias e um tanto ásperas por baixo, de duas até três polegadas de comprimento, de três até cinco de largura, pecioladas. Pecíolos quase do comprimento das folhas e volúveis. Estipulas de três a três membranáceas, rentes entrefolheáceas; a mais interior ou contígua ao caule é de uma polegada quase de comprimento cordiforme bolhoso, um pouco ondeada, abarcante; a do meio é menor, cordiforme, pouco bolhosa; a mais exterior, contígua ao pecíolo da folha, é ainda menos cordiforme e muito pouco bolhosa. Flores solitárias, axilares, pedunculadas. Os pedúnculos são mais longos e mais grossos que os pecíolos, saindo de entre a estípula maior e a do meio. Cálice nenhum. Corola monopétala, pendente, do comprimento de oito a dez polegadas, com manchas encarnadas, escuras, com uns esporões muito pequenos na base, junto à qual tem a forma do estômago humano, estreita-se depois formando um pequeno funil, obsoletamente anguloso e curvo para cima com a face hirsuta e negra, e a orla bilabiada; o lábio inferior é curto, agudo e por dentro peludo e negro; o superior é muito maior que o inferior, e do que a corola, dobrado ao meio, bolhoso por dentro com uma rede de veios encarnados e escuros, pendentes; este lábio aberto é violino, e despontado. Estames, nenhum filete. Seis anteras, oblongas, apegadas em toda a sua extensão ao estigma pela parte de fora e por baixo das suas lacínias. Pistilo, gérmen oblongo, sottoposto, com seis regos, torcidos e curvados para cima. Nenhum estilete. Estigma semelhante a uma coroa, fendido em seis lacínias obtusas, com as margens reviradas para fora. Pericarpo, cápsula quase cilíndrica do comprimento de três a quatro polegadas, de dois a três de grossura, com seis ângulos, seis regos, seis células ou válvulas pendentes e abrindo-se pela base, de sorte que as válvulas ficam sempre apegadas ao topo e cada uma suspensa por uma das seis lacínias em que se fende o pedúnculo. Sementes  deprimidas, miudíssimas, quase cordiformes e postas em cima umas das outras. A planta floresce durante o verão. Bernardino Gomes (Memória da Academia Real de Lisboa, Correspondência, v.67, t.1 ).

   Análise Química. Thomé Rodrigues Sobral fez em Coimbra a análise da Aristolochia grandiflora, encontrou nela um princípio volátil aromático sui generis, solúvel em álcool; uma matéria extrativa acompanhada de stryphno e um princípio oleoso resinoso, um amargo análogo ao gentiarino, uma porção de mucilagem de cal, potassa e ferro. (Jl. de Coimbra).

    Propriedades. Extraímos do manuscrito do Dr. Vicente Gomes da Silva a descrição das virtudes medicinais da raiz de mil homens: “este vegetal foi primeiramente conhecido como um grande contraveneno na mordedura das cobras. Como tal, há muito tempo o conheciam os índios, Um fato a pouco tempo acontecido em Tagoahy de um cão mordido por um Surucucu e curado com o sumo de mil homens é uma prova irrevogável da sua ação contra o veneno. Sabemos que o veneno da Surucucu é um dos mais poderosos venenos sépticos que obra aniquilando as forças vitais, destruindo o princípio de irritabilidade da fibra animal. O mil homens não tem virtude especifica contra o veneno, mas obra como tônico, levanta as forças da fibra animal, opondo deste modo uma resistência à ação destrutiva do veneno. É deste modo mesmo que creio obrar o Mil homens como o mais poderoso antisséptico nas gangrenas. Um caso acontecido no hospital da Santa Casa de Misericórdia decide a favor da preferência (documento incompleto)

 

Carregando...