VALE A PENA CONFERIR

MAST recebe a 4ª edição do Encontro Anual da SIAC

Evento abordará as perspectivas etnográficas e históricas das astronomias



O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)promove, de 12 a 16 de outubro, o “Encontro Anual da SIAC”. O evento, que está na sua 4ª edição, terá a participação de especialistas em astronomia cultural de toda a América Latina e será realizado em parceria com a Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura (SIAC), a Red de Centros de Investigación en Astronomía en la Cultura (RECIAC), o Programa Iberoamericano de Ciencia y Desarrollo (CYTED) e o Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. O SIAC conta com o apoio do CYTED e da Capes e se dividirá em duas atividades: as Jornadas Interamericanas de Astronomia Cultural e a Escuela Interamericana de Astronomia Cultural.

A programação começa no MAST nos dias 13 e 14 de outubro, com a III Jornada Interamericana de Astronomía Cultural. Esta parte do evento se destina aos pesquisadores e alunos de pós-graduação dedicados à Astronomia Cultural ou às áreas correlatas. As Jornadas são um espaço acadêmico para compartilhar ideias e produtos resultantes de trabalhos que se realizam em toda América Latina e também uma oportunidade para se inteirar da situação atual da Astronomia Cultural. Além disso, os participantes também terão a oportunidade de se aprofundar nas metodologias específicas utilizadas neste campo de investigação.

O “Encontro Anual da SIAC” segue sua programação com a IV Escuela Interamericana de Astronomia Cultural entre os dias 14 e 16 de outubro, no Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. A Escuela é direcionada aos professores das áreas de ciências humanas, exatas, alunos de graduação ou pós-graduação (História, Antropologia, Arqueologia, Astronomia, Museologia e Patrimônio e Memória Social), bem como aos interessados em geral em pesquisa na área de Astronomia Cultural. “A ideia da rede interamericana de astronomia cultural é fazer uma escola para formação de pessoas na área, tanto voltada aos professores quanto ao publico em geral. Um dos objetivos é atingir professores de ensino fundamental para que a astronomia cultural seja dada nas escolas”, explica a pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do MAST e coordenadora do Encontro Anual da SIAC, Priscila Faulhaber.

Luiz Borges, que também atua na coordenação do evento, explica que o Mast faz parte da Rede Interamericana de Astronomia Cultural (RECIAC) desde 2012. A Rede funciona como um intermediário entre o pesquisador e Programa Iberoamericano de Ciencia y Desarrollo (CYTED). “A associação entre o CYTED e estas redes estão possibilitando que se crie um mecanismo de se juntar centros que trabalham com astronomia cultural. O CYTED financia apenas os membros da RECIAC, que congrega pesquisadores residentes na América Latina”, explica Luiz Borges.

“Para ampliar o alcance da reunião e trazer convidados que são autoridades na área mas não são vinculados à RECIAC, montamos um projeto que foi contemplado pelo CAPES e assim poderemos trazer o professor Clive Ruggles, Emérito da Universidade de Leicester (UK), o professor Stephen McCluskey, emérito da Universidade de West Virgínia e Luiz Carlos Jafelice, professor da UFRN”, informa Priscila Faulhaber. As palestras destes convidados serão transmitidas ao vivo pelo site www.mast.br

A programação do evento que acontecerá no MAST contará também com o lançamento da exposição “Céu de Ticuna”, a ser realizada no museu entre os dias 13 e 23 de outubro e disponibilizada também por um hotsite pelo endereço www.mast.br

Programação Geral

De 13 a 14 de outubro: III Jornada Interamericana de Astronomía Cultural composta de conferências, apresentação de resultados de pesquisas em arqueoastronomia, etnoastronomia, história da astronomia e debates.
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) situado na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ).

De 14 a 16 de outubro: IV Escuela Interamericana de Astronomía Cultural composta de cursos sobre o tema central Teorias e práticas em Astronomia Cultural. Os cursos serão ministrados por pesquisadores com larga experiência em Astronomia Cultural.
Local: Planetário da Cidade do Rio de Janeiro situado na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, Bairro da Gávea, Rio de Janeiro (RJ).

Os interessados em participar das atividades das Jornadas e da Escuela devem se inscrever até o dia 13 de outubro preenchendo o formulário.

Para conferir a programação completa do evento clique aqui.

Para outras informações sobre inscrições programação, consulte a Circular Normativa N. 4 ou entre em contato pelos e-mails dos organizadores Dr. Priscila Faulhaber (priscila@mast.br | pfaulhaber@globo.com) e Dr. Luiz C. Borges (lcborges@mast.br), e da Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (chc@mast.br).

Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora do Encontro Anual da SIAC é composta por Priscila Faulhaber (coordenadora-chefe), Luiz C. Borges (sub-coordenador), Rundsthen Neder (Observatório do Valongo, UFRJ), Flavia Pedroza Lima (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro), Marcio D’Olne Campos (Unicamp e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio/UNIRIO-MAST), Cíntia Jalles (CHC/MAST), e Patricia Spinelli Figueiró (CED/MAST).