Aconteceu no MAST

MAST participa do Projeto Eratóstenes

Durante o equinócio de primavera, o Museu de Astronomia e Ciências Afins realizou experimentos do projeto Eratóstenes, reproduzindo o feito do grego que mediu, de forma relativamente precisa, a circunferência da Terra, há mais de dois mil anos.


O filósofo grego Eratóstenes de Cirene, que viveu entre os anos 276 a.C. e 194 a.C., estudou diversas áreas do conhecimento, trabalhando, entre outras coisas, com astronomia, matemática e geografia. Um de seus maiores feitos foi medir, de forma relativamente precisa, a circunferência da Terra. O grego utilizou noções de trigonometria e astronomia para mensurar o raio do planeta a partir das observações das sombras de determinados objetos, em duas diferentes cidades durante o meio-dia solar, no equinócio de primavera.

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promoveu uma das atividades do Projeto Internacional Eratóstenes, calculando a medida da sombra de gnômons (aparatos criados com esse propósito) no campus do MAST/ON para reproduzir o experimento do filósofo antigo.

As medições foram registradas simultaneamente no Rio de Janeiro e em San Luís, na Argentina, em uma parceria com a Coordenação do Programa de Divulgación Científica da Universidad de La Punta. Os dados do Rio de Janeiro e de San Luís foram usados por estudantes das duas cidades na realização de cálculos para a obtenção do raio da Terra. Com as informações obtidas nas duas cidades, chegou-se aos números 40.750 km, no dia 23, e 40.550 km, no dia 24. Esses valores corresponderiam à circunferência da Terra, conhecida hoje, com 40.075 km. A diferença nos resultados representou um erro de menos de 2%, devido à dificuldade em se medir com precisão a projeção das sombras.

O “Projeto Eratóstenes” convidou professores e alunos a participar das atividades que possibilitaram este experimento em diferentes pontos da América Latina e do mundo. As atividades permitem um grande envolvimento dos alunos com conceitos abordados em disciplinas como Física, Astronomia, Geografia, Matemática, História, entre outras. Considerado de grande importância histórica para a Ciência, este experimento também traz uma rica experiência interdisciplinar não apenas para docentes e alunos, como para educadores de museus.


Medições para o projeto Eratóstenes realizadas no campus do MAST.



Medições realizadas em San Luís, na Argentina.