O Sol
O Sol é a estrela que rege o Sistema Solar. Ao redor dela orbitam os oito planetas e os corpos menores do nosso Sistema, como asteróides, cometas e planetas anões. Os astrônomos têm indícios suficientes para acreditar que o Sol seja uma estrela de População I, que se originou com o material interestelar já contaminado por detritos de outras estrelas, que nasceram e morreram antes do Sol se formar.
Nossa estrela é a mola mestre de todo o sistema ecológico da Terra, pois é graças a captação de sua energia que se move toda a cadeia trófica. A energia captada pelos produtores primários vai passando por diversas etapas, mobilizando toda a biosfera planetária.
A luminosidade do Sol, fonte ds energia e calor que chegam à Terra, ocorre pela fusão de dois núcleos de átomos de hidrogênio em um átomo de hélio. Como a massa do hélio é menor que a massa dos dois núcleos de hidrogênio juntos, a "massa restante" desse processo (diferença entre as massas iniciais e final) é liberada ao espaço na forma de energia luminosa, obedecendo à equivalência massa-energia dada por E=mc2.
O Sol é popularmente conhecido como Astro Rei e foi cultuado por diversas civilizações. Foi identificado como Rá pelos egípcios e como Apolo pelos gregos. Para os Incas, o deus Sol era chamado de Inti, que observavam seu movimento no céu ao longo do ano e identificavam os períodos agrícolas de acordo com a posição do nascimento do Sol e da duração das horas claras do dia. Os Incas, assim como outras civilizações, souberam identificar os dias de Solstícios e Equinócios, que hoje usamos para marcar o início das Estações do Ano. Ainda hoje no Peru, a cada 24 de junho se celebra o Inti Raymi, a Festa do Sol. A data simboliza o início do Ano Inca que ocorre quando o Sol nasce na posição mais afastada do ponto cardeal Leste, em direção ao Norte, momento conhecido como Solstício de Inverno no Hemisfério Sul.