Facebook Twitter

Resumo

Resultado de uma parceria entre o Museu de Astronomia e Ciências afins (MAST) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o projeto, que teve início no ano de 2010, se constitui em um conjunto de depoimentos virtuais que reúne e disponibiliza ao público em geral e especialmente ao público de instituições de ensino e pesquisa no Brasil, entrevistas com pesquisadores e produtores de ciência. Atualmente, conta com acervo de mais de 350 depoimentos, num total de mais de duas mil (2.000) horas de gravação, em formato de filmes de curta duração, com pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.

De início, foram realizadas entrevistas com pesquisadores durante as Reuniões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), respectivamente nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013. Em 2013, o site do Projeto, contendo o material produzido, foi lançado durante a 65a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Recife.

Sob a perspectiva adotada no “A Ciência que eu Faço”, a disseminação de entrevistas com cientistas e produtores de ciência contribuem para a compreensão da densidade dos embates da política em torno dos projetos de fazer ciência no país que, longe de se esgotarem em si mesmos, dialogam intensamente com os dilemas do seu tempo. Dessa forma, ressalta-se a importância de ações para institucionalizar a Ciência e a Tecnologia no MCTI e torná-la visível para a sociedade.

Busca por Depoimentos

Coordenação do Projeto

Vera Pinheiro | Jornalista

Tel.: 21•97191-5502 | 21•3514-5590

E-mail: verapinheiro@mast.br

A CIÊNCIA QUE EU FAÇO | Realização: Vera Pinheiro | MAST
Programação: Vitor Dulfe e Rodrigo Alonso | Este site é melhor visualizado no Chrome, Firefox ou Opera